Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/12/2015

“Construindo com saúde”: Sucen e profissionais de engenharia aprovam projeto

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Os profissionais da AEA participaram de palestra para apresentação do projeto “Construindo com Saúde”

Na última semana, profissionais do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Penápolis apresentaram o Projeto “Construindo com Saúde” em duas ocasiões e obtiveram um retorno bastante positivo. A iniciativa é desenvolvida em uma parceria com AEA – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Penápolis.
Uma das apresentações contou com a participação dos engenheiros e arquitetos da AEA de Penápolis. O projeto de iniciativa da própria Associação, por meio de seu presidente Edson Pirani, traz uma nova estratégia de combate ao mosquito aedes aegypti e conta com o apoio dos profissionais da construção civil.
Preocupados com a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, a Associação analisou que os canteiros de obras podem ser locais de grande concentração de criadouros. Tambores, maquinários, masseiras e outros recipientes presentes nas obras pode se tornar um criadouro para o mosquito. A ideia é que os engenheiros e arquitetos orientem seus colaboradores a eliminar qualquer material que possa acumular água.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz, a iniciativa tem grande impacto, pois a cidade possui diversos canteiros de obras. “É uma ação simples que conta com o apoio de todos os trabalhadores da construção civil. Evitar a proliferação do aedes é uma responsabilidade de todos”, destaca.
O procedimento consiste em vistoriar toda a obra para eliminar a água parada, proteger baldes e tambores, guardar lonas e EPI’s, além de recolher garrafas, latas, copos plásticos e embalagens descartadas de materiais utilizados. “Todos os cuidados são importantes, pois qualquer material, por menor que seja, pode acumular água e se tornar um criadouro”, afirma o secretário.

Sucen
O Projeto “Construindo com Saúde” também foi apresentado em reunião da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), com a presença de diversos municípios como Araçatuba, Andradina, Birigui, Guararapes, Mirandópolis e Pereira Barreto. 
O encontro teve o objetivo de apresentar as ações realizadas nos municípios durante a Semana de Mobilização Conta a Dengue. Lançado durante a campanha, o Projeto foi apresentado nesta reunião da Sucen, aos secretários municipais de saúde, coordenadores e profissionais da saúde.
“Tivemos um retorno bastante positivo, com diversos profissionais com interesse em levar este projeto para suas cidades. A parceria com vários segmentos da sociedade é uma das estratégias para o controle dos focos do mosquito transmissor”, conclui.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade