Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/07/2013

“Cidade Linda” e “Esmeralda”: Projetos melhoram a manutenção e visual de praças

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Projeto Cidade Linda já começou a mudar o aspecto das praças da cidade, revitalizando os espaços

A Prefeitura de Penápolis está realizando desde o início do ano uma tarefa intensiva de limpeza e manutenção do gramado e jardinagem de praças, canteiros centrais e áreas verdes da cidade. O trabalho consiste em manter limpos, organizados e mais bonitos esses espaços públicos. Esse trabalho foi iniciado logo em janeiro, com uma "força tarefa" emergencial para conter o crescimento excessivo da vegetação, e em seguida foi implementado com mais detalhes através do Projeto "Cidade Linda", criado pelo prefeito Célio de Oliveira.

Segundo informou o secretário municipal de Administração, César Rodrigues Borges, a partir desta ação houve a necessidade de criar novas alternativas para garantir a contínua conservação da limpeza, sem contudo onerar os recursos financeiros da Prefeitura, tendo em vista a grande quantidade de praças, canteiros e áreas verdes e a rapidez com que o mato cresce, principalmente quando chove.

"Para isso desenvolvemos em conjunto o Projeto Cidade Linda e o Projeto Esmeralda, também idealizado pelo prefeito Célio. Nossa intenção é planejar, ordenar e reforçar o cuidado com as áreas públicas", disse.

Sendo assim, a Prefeitura começou a substituir dos canteiros a grama tipo mato grosso, ou "gramão", como é conhecido popularmente, pela espécie de grama esmeralda em diversos pontos da cidade.

"A espécie esmeralda possui um valor mais elevado, mas não requer tantos cuidados com a conservação como a outra. Ela cresce em velocidade reduzida e não propaga tanto a erva daninha, o que contribui com a redução dos custos com a manutenção" , assegurou o secretário.

 

Troca da grama

Neste primeiro semestre de 2013 a Prefeitura de Penápolis contratou uma empresa especializada em plantio de grama para realizar os serviços de troca da espécie gramão. A empresa é responsável por retirar a vegetação antiga e colocar a nova. Segundo estatística da Administração Municipal, até 2016 mais de 50% das áreas publicas terão a nova espécie de grama devidamente plantada. "Esta troca nos beneficia muito, pois são grandes os cuidados exigidos em canteiros onde há gramão, principalmente em épocas chuvosas, em que cresce mais rápido", relatou César.

O serviço já foi feito em diversos pontos do município, como a avenida Santa Leonor, Emei Pingo D’Água, Biblioteca Municipal "Prof. Jayme Monteiro", Museu do Sol, Macro de Saúde 4, UBS Jardim Tropical, PAS Jardim Del Rey, Casa da Cultura, Ginásio Municipal de Esportes "Prof. Antônio de Castilho Braga", Praça dos Fundadores, estacionamento do Paço Municipal, entre outras praças e canteiros de avenidas.

 

Jardinagem

A Prefeitura de Penápolis também terceirizou, via licitação, parte do serviço de jardinagem das áreas públicas, tendo em vista a deficiência da estrutura atual de funcionários e equipamentos. De acordo com o contrato firmado, a empresa contratada possui a responsabilidade de manter as áreas verdes, praças e canteiros centrais limpos e bem cuidados. De acordo com estimativas, o serviço alcança cerca de 100 mil metros quadrados mensalmente.

"Anteriormente o serviço era pago por mês. Entretanto, estabelecemos recentemente contrato que prevê o pagamento de R$ 0,09 por metro quadrado podado. Isto significa economia e aceleração do trabalho, pois a rentabilidade do prestador de serviço dependerá de sua produção", comentou o secretário. A empresa responsável também se propôs a realizar a limpeza dos detritos oriundos das podas e roçagens, levando estes materiais aos Ecopontos e ao Aterro Sanitário. O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, aprova as medidas que conciliam estratégia de atuação, gastos reduzidos e economia a longo prazo. "Sempre temos que harmonizar nossos métodos, adequando as necessidades com a disponibilidade de recursos. Medidas com o pensamento no futuro necessitam planejamento e responsabilidade", afirmou o prefeito. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade