Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/01/2009

“Carioca” já confeccionou mais de 5.600 garças para decoração

Detalhes Notícia

Quem transita ou passa pela avenida Olsen, esquina com a rua Augusto Pereira de Moraes, já reparou as grandes esculturas produzidas pelo decorador Davi Cardim da Silva, 47 anos, mais conhecido como Carioca.
A maioria das pessoas, no entanto, desconhece sua história de vida, enfrentando muitas dificuldades para se tornar referência em nossa região com seus produtos. Profissional há mais de 30 anos, Carioca descreveu que no momento em que ficou desempregado, optou por seguir no ramo de decoração e escultura de animais para casas e jardins. “No começo ninguém acreditava que era eu quem fazia as esculturas, já que trabalhava como servente de pedreiro”, lembra.
Após sofrer dois acidentes em uma construção, ficando entre a vida e a morte, optou em seguir esta carreira. Carioca chegou à cidade, em 1993 e na época obteve a ajuda de muitas pessoas que levavam os seus produtos nas empresas para a exposição e venda. O profissional também já realizou trabalhos em outras localidades, entre elas Dracena, onde trabalhou na confecção de lanchas e reparos em barcos. “Faço também tanques de vinhoto para as usinas da região e auxilio na confecção de carros de fibra tunados em Birigui”, diz.
Durante todo este tempo, o penapolense lembra de um trabalho que lhe trouxe muita felicidade. “Não esqueço quando a Prefeitura me contratou em 2003 para fazer a decoração do Carnaval, cujo tema era sobre circo, no qual produzi um elefante e seis cavalos manga larga”, admite.

Preparação
Entre os processos para a preparação das esculturas, Carioca enfatiza que se as formas que são usadas na criação dos animais já estiverem prontas, fica mais fácil à produção. “Quando a pessoa faz um pedido diferente que não temos a forma, produzimos o desenho na argila, para depois tirar a forma e a partir daí fazer o pedido”, informa. Após a reprodução, é feito o acabamento na escultura, demorando dois dias de serviço para ser concluída. Alguns trabalhos, cujo tamanho varia de médio para grande, chegam a demorar até cinco dias de serviço. Neste ano, o profissional já recebeu propostas de serviços em várias cidades da região, especialmente para o Carnaval que acontece no final do mês de fevereiro, aonde chega permanecer até três meses fora de Penápolis.

Oportunidade
Carioca cita que já teve a intenção de montar um curso para as pessoas interessadas em aprender como é feito o trabalho de escultura dos animais para decoração de casas e jardins. “Caso a Prefeitura queira montar um curso, estou à disposição para estar ministrando as aulas”, disse. Hoje, o profissional afirma sentir orgulho da profissão. “Agradeço a todos que me deram a oportunidade direta e indiretamente, para estar mostrando minha habilidade, onde dedico com muito amor e carinho a produção e criação das esculturas”, conclui. Os interessados em adquirir os produtos feitos por Carioca podem estar se dirigindo até sua loja, que fica localizada na avenida Olsen, esquina com a rua Augusto Pereira de Moraes, 491, próximo ao Supermercado Luzitana. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 07h às 17h e aos sábados das 07h às 12h. Pedidos e informações podem ser feitos pelos telefones (18) 3653-3378 ou 9104-0931. (IA)

Foto: Depois de sofrer dois acidentes, ficando entre a vida e a morte, Carioca optou por seguir esta profissão

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade