Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/08/2007

“Amigos do Zippy”: 800 alunos da rede municipal são beneficiados por programa

Desde o último mês de fevereiro 800 crianças, estudantes da rede municipal de ensino de Penápolis, participam do programa de capacitação emocional “Amigos do Zippy”. O mesmo se destina a crianças entre seis e sete anos, que freqüentam a primeira série do Ensino Fundamental. De acordo com a chefe do serviço, professora Adriana Lacava Rufato Soliani, são muitas as vantagens do programa, entre elas a oportunidade de trabalhar com os sentimentos, algo muito debatido entre os profissionais do setor. “A Secretaria Municipal de Educação, de uma maneira geral, tem se preocupado muito com a questão dos sentimentos dos alunos, principalmente aqueles que não são bons porém são reais na vida das pessoas. O tema sempre foi muito latente em nossas discussões e procurávamos uma alternativa a mais para amenizar os impactos disso no aprendizado”, comentou Adriana.

“Foi quando tivemos conhecimento desta iniciativa através de reportagem na Folha de São Paulo. Achamos muito interessante a proposta e procuramos mais subsídios para sua implantação em nossas unidades”, completou.

No Brasil, o programa Amigos do Zippy é desenvolvido pela ASEC (Associação pela Saúde Emocional das Crianças). No caso de Penápolis, a associação desenvolve o programa com o patrocínio da TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A.), que através do seu programa de responsabilidade social apoia financeiramente a iniciativa.

 

Realidade

Ainda de acordo com a professora Adriana Soliani, entre o conhecimento do programa e a efetiva implantação nas escolas, houve um esforço muito grande para que se tornasse realidade. “Queríamos muito executar este programa, já que em levantamentos e análises efetuados com a psicóloga da secretaria, pudemos detectar que as crianças, não só da rede municipal, mas de uma maneira geral hoje em dia, têm dificuldade de enfrentar os problemas, traduzindo isso em agressividade”, conta ela. “Independente do acompanhamento feito pela secretaria em todos os casos, buscávamos um reforço para combater esses efeitos que atrapalham o desenvolvimento do aluno. Com a capacitação emocional ensinada pelo Amigos do Zippy é possível apresentar ao aluno que existem maneiras de enfrentar os problemas, de encará-los de uma forma mais confiante, mais segura”.

Hoje existem 27 professores que passaram por capacitação para desenvolver o programa nas escolas. “Eles oferecem esta oportunidade às nossas crianças”, disse a professora. A chefe do Ensino Fundamental contou ainda que de acordo com os relatórios da ASEC, feitos junto aos professores e encaminhados à secretaria, as habilidades tratadas pelo programa estão sendo incorporadas não só pelas crianças mas também pelos próprios professores em suas vivências.

“Isso nos deixa muito satisfeitos com o programa e nos faz ter a determinação de dar continuidade ao trabalho no ano que vem, mesmo que eventualmente não haja um patrocínio. Consideramos importante para a qualidade do ensino a perfeita saúde emocional da clientela atendida”, concluiu.

 

Palestra

Como parte do esquema de capacitação do programa acontece hoje a palestra “Falando de Morte com as Crianças”. Ela será realizada em dois horários, nas dependências do Cine Teatro Lúmine. À tarde, a partir das 15h30, participam os professores e coordenadores das escolas que desenvolvem o programa; e à noite, a partir das 19h30, a palestra será direcionada especialmente aos profissionais que trabalham com crianças, como demais educadores, assistentes sociais, psicólogos, dirigentes de entidades e também pais. A entrada é de graça. Quem falará aos participantes é a psicóloga Cláudia Fernandes Rodrigues, Membro do LEM (Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo). Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade