Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/04/2008

“Alcoólicos Anônimos” completa 43 anos no Estado

Detalhes Notícia

A irmandade “Alcoólicos Anônimos” (A.A.), dedicada à recuperação de pessoas que tem problemas causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, completa hoje 43 anos de atuação no Estado de São Paulo, onde há atualmente 521 grupos. Somente nas cidades que compõem a região de Araçatuba, são 35 grupos. Penápolis conta com uma turma que se reúne todos os sábados, das 19h às 21h, numa sala junto ao estádio municipal Tenente Carriço, localizada na avenida do Estádio. O espaço, que fica embaixo das arquibancadas do estádio, passou a ser usado no ano passado, cedido pela administração municipal. Em breve, as atividades serão transferidas para uma outra sala, no mesmo prédio, e que oferecerá melhor infra-estrutura ao grupo. Segundo um dos participantes da irmandade, cuja identidade é preservada conforme postura adotada por todos os integrantes, não existe hierarquia. “Todos somos participantes. Existem os Comitês de Serviços, mas que também são formados por integrantes, sem lideranças”, contou. Ele explicou ainda que as reuniões consistem em reflexões e trocas de experiência entres pessoas de todas as idades e condições sociais que têm a bebida como causadora de diversas situações negativas para a vida social e pessoal. “O programa de recuperação é baseado em 12 passos, que incentivam a busca pelo auto-conhecimento, ou seja, a reconstrução e o controle das percepções de cada um diante de problemas que o levam a ingerir bebidas alcoólicas como forma de superá-los”, disse o participante.
Ainda segundo o integrante dos A.A., a bebida ataca a pessoa em três esferas: física, mental e espiritual. “No físico, ela gera a compulsão; no lado mental, interfere nos pensamentos, porque a pessoa fica muito ansiosa pela hora em que poderá beber; e no âmbito espiritual ela gera o egocentrismo e o orgulho”, citou, “Quando alcoolizada, a pessoa deixa de aceitar qualquer intervenção alheia e se encoraja para atitudes antes não realizáveis”, completou ele.
O participante reforçou ainda que o anonimato é garantido a todos que freqüentam o local. “O que é dito no grupo, fica apenas entre os participantes. O anonimato é o alicerce das nossas tradições”, afirmou.

Reuniões
Os encontros na sede penapolense dos A.A. reúnem em média 12 pessoas. Atualmente, a idade dos participantes varia entre 18 e 70 anos, mas o encontro é aberto a pessoas de qualquer idade. No Brasil, a entidade tem 60 anos de atuação e conta com cerca de 90 mil membros, divididos em seis mil grupos. No mundo, o A.A. foi fundado 72 anos atrás, com envolvimento atual de aproximadamente 150 países. Endereços onde acontecem reuniões dos A.A. em todo o Brasil podem ser pesquisados por meio do endereço eletrônico da Irmandade:
www.alcoolicosanonimos.org.br. (AR)
 
Foto: Em Penápolis, o grupo se reúne numa sala junto ao estádio municipal

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade