Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/01/2015

“10 minutos” para combater a dengue e evitar mortes

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Reunião promovida pela Câmara Municipal enalteceu necessidade de colaboração da população no combate à dengue

Com 10 minutos diários de cuidados simples, como não deixar acumular água em recipientes no quintal é possível evitar sérios prejuízos à saúde e até a morte com a dengue. A informação foi destacada anteontem pela   diretora da Sucen-Araçatuba (Superintendência Estadual de Controle de Endemias), Clélia Moreira Martinelli,  em reunião promovida  pela Câmara Municipal. “Não existe mágica para o combate à dengue. É uma tarefa de casa, no trabalho. Não podemos deixar para o outro fazer o que temos que fazer”, considerou Clélia sobre quem descuida por exemplo da própria casa. 
A reunião aberta ao público e transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 14/TV a cabo) para discussão da dengue atendeu iniciativa do presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gil (PT), diante do elevado número de casos da doença na cidade. A mesa teve composição com o chefe da Vigilância Sanitária, Vladimir Marangoni Filho, secretário de governo, coronel Daniel Rodrigueiro, secretário municipal de Saúde, Alex Marque Cruz, Clélia Moreira Martinelli e  o coordenador da unidade da Sucen em Penápolis, Sandro Garcia.  Na quinta-feira, Penápolis registrava 188 casos confirmados de dengue  e 481 notificações. Em 2014, a cidade teve 194 casos positivos e 426 notificações.  A administração municipal, através do secretário municipal de saúde e do chefe da Vigilância Sanitária, relatou diversas ações do poder público no combate à dengue. No entanto, a discussão evidenciou que o êxito depende da participação da população. “O mosquito transmissor é democrático, ele não escolhe  pobre, rico, branco, negro, ele cria em qualquer lugar. Então a consciência, a conscientização, são fundamentais para evitar a dengue”,afirmou Sandro. 
Entre as propostas levantadas no encontro promovido pela Câmara estão: busca de apoio da Promotoria de Justiça e Poder Judiciário para entrada em casas fechadas ou por impedimentos de seus proprietários em medidas contra a dengue (vereador Ricardinho Castilho), utilização da homeopatia (farmacêutico Marcos Camilo), orientação nas escolas (vereador Joaquim da Delegacia), estabelecimento de multas altas para quem não manter o terreno limpo (José Santino), divulgação de boletim de diário sobre a dengue (vereador Alexandre Gil) e novo prédio para a Vigilância Sanitária e Epidemiológica ( vereador Tiquinho).

Futuro
O combate à dengue  se torna ainda mais importante pela projeção de proliferação no Brasil  do Chicungunha ou catolotolo,  um arbovírus, do gênero Alphavirus (Togaviridae), que é transmitido também pelo mosquito da dengue e de consequências até piores.   Recentemente havia sido detectado somente na África, onde estava restrito a um ciclo silvestre , na Ásia Oriental na Índia, onde sua transmissão era principalmente urbana, envolvendo os vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus. Casos da doença causada pelo vírus, a febre chicungunha, foram detectados no Brasil pela primeira vez em Agosto de 2010.O período de incubação do vírus é de 4 a 7 dias, e a doença, na maioria dos casos, é auto-limitante. A mortalidade em menores de um ano é de 0,4%, podendo ser mais elevada em indivíduos com patologias associadas. 

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade