Classificados

VÍDEOS

LIVE SOLIDÁRIA BANDA TUNA
Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

IMAGENS DA SEMANA

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
Avenida Sargento Moura, na Cidade Jardim, continua sendo alvo de reclamações por causa do mato alto no local

21/04/2021

Reclamações de mato alto continuam

Após quase 40 dias em que moradores da avenida Sargento Moura, na Cidade Jardim, já haviam reclamado do mato que cresce às margens da linha férrea em uma grande extensão da via, em que a Prefeitura da cidade ainda havia assumido compromisso de limpeza do local, nada foi feito para amenizar o problema. Nesta semana, os moradores voltaram a reclamar dos incômodos causados com o aparecimento de bichos e insetos nas residências bem como a preocupação dos moradores em relação à segurança, já que o matagal pode servir de esconderijo para bandidos. A situação já havia sido exposta pelo DIÁRIO DE PENÁPOLIS, em outras oportunidades, onde também houve a reclamação dos moradores próximos. No fim de 2018, uma empresa contratada pela Rumo, concessionária que explora e administra a linha férrea, realizou a erradicação de centenas de árvores que estavam no barranco entre a linha e a avenida alegando segurança das composições que passam pelo local.

Imagem/Arquivo/DIÁRIO
Imagem da Semana
OSS que geria a Santa Casa teve pedido negado pela Justiça para que intervenção fosse anulada

20/04/2021

Justiça nega liminar de OSS

A Justiça de Penápolis indeferiu o pedido de liminar feito pela AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil) e que pede a suspensão da intervenção feita pela Prefeitura de Penápolis na Santa Casa local feita na última quinta-feira (15). Como resposta, a OSS (Organização Social de Saúde) que era, até então, responsável pela gestão da Santa Casa e do Pronto Socorro, entrou na Justiça com pedido de liminar, mas que acabou tendo pedido negado pelo juiz responsável pela 4ª Vara, Heber Gualberto Mendonça. A ação foi julgada ainda na última sexta-feira (16).Na decisão, o magistrado considerou que que os elementos constantes nos autos não autorizam, ao menos por enquanto, concluir-se pela ilegalidade da intervenção feita pela prefeitura. Além disso, o juiz também destacou em sua decisão o fato de a OSS ter deixado de anexar ao mandado de segurança a cópia do decreto de intervenção.

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
A Associação Unidos pela Vida conta com profissionais aptos ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

18/04/2021

"Unidos pela Vida" completa 20 anos

A Associação Unidos pela Vida, de Penápolis, completou nesta semana 20 anos de fundação. A entidade tem como objetivo promover o bem estar do cidadão e da família buscando fortalecer os vínculos familiares e o resgate do papel dos pais enquanto educadores, bem como, prioritariamente, atender crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. A entidade nasceu por meio da sociedade civil, depois de se perceber a necessidade de se oferecer um serviço assistencial para crianças e adolescentes do município. De acordo com a secretária e uma das fundadoras da Associação, Marina Bohossian Esperança, foi através do engajamento de pessoas que atuavam de forma voluntária que se iniciou os trabalhos em prol da criança e do adolescente. “Foi um começo bastante difícil. Precisávamos estabelecer focos na saúde, educação e assistência social para estas crianças e adolescentes. Foi através da união de representantes da sociedade, junto ao poder público, que iniciamos estes trabalhos”, destacou.

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
Prefeito Caique Rossi (PSD) deu entrevista coletiva à imprensa para falar sobre os motivos que levaram o executivo a intervir na Santa Casa

17/04/2021

Prefeito decreta intervenção na Santa Casa de Penápolis

A prefeitura de Penápolis decretou a intervenção na Santa Casa local após irregularidades apontadas pelo poder público no que diz respeito à prestação de contas e dados dos valores repassados por leis municipais à AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil), a OSS (Organização Social de Saúde) responsável pela administração do hospital. O decreto, publicado na noite de quinta-feira (14) tem validade inicial de 180 dias, mas pode ser prorrogado pelo mesmo período. Após o decreto, o prefeito de Penápolis, Caique Rossi (PSD), deu entrevista coletiva para falar sobre a medida durante a manhã de ontem (16). Na oportunidade, ele fez questão de afirmar que nenhuma outra OSS será contratada pelo poder público durante o período de vigência da intervenção e que a medida foi tomada por ele após consulta a diversos segmentos ligados à saúde.

Imagem/Arquivo/DIÁRIO
Imagem da Semana
Os tambores estão sendo distribuídos em bares, lanchonetes, restaurantes, clubes de serviço, escolas, ecopontos e grandes empresas

16/04/2021

APAP inicia o projeto "Tampet"

Nesta semana, a Apap (Associação de Proteção aos Animais de Penápolis) iniciou o projeto Tampet, com a distribuição de tambores no comércio local para arrecadar tampinhas plásticas. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Penápolis e do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). O projeto tem o objetivo de envolver a comunidade local na separação de tampinhas plásticas. Os recursos obtidos com a venda do produto serão revertidos na construção de uma clínica veterinária na Apap. Os tambores estão sendo distribuídos em bares, lanchonetes, restaurantes, clubes de serviço, escolas, ecopontos e grandes empresas.  A iniciativa também conta com o apoio das entidades parceiras que disponibilizaram os locais para serem pontos de arrecadação. Os tambores reciclados foram pintados pela equipe do Centro de Educação Ambiental do Daep que também providenciou os adesivos para a identificação do projeto.

Imagem/Secom-PMP
Imagem da Semana
Os idosos de 69, 70 e 71 anos podem tomar a segunda dose, nesta quinta e sexta-feira

15/04/2021

Segunda dose começara para idosos com mais de 69 anos

Idosos de 69, 70 e 71 anos podem tomar a segunda dose da vacina Coronavac nesta quinta e sexta-feira no drive-thru em frente ao Clube Penapolense, das 08h às 16h. Para essa etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, Penápolis recebeu 1.510 doses da vacina.  A Secretaria de Saúde orienta que os idosos de 69, 70 e 71 anos que tomaram a primeira dose no dia 25 de março, já podem tomar a segunda nesta quinta e sexta-feira, quando é completado o período de 21 dias. O drive-thru é destinado apenas às pessoas em veículos. Aquelas que forem se vacinar a pé devem procurar obrigatoriamente o Ginásio de Esportes, posto fixo de vacinação. As doses recebidas na última terça-feira (13) são suficientes para a vacinação de 100% dos idosos desta faixa etária. Até o momento, Penápolis já aplicou 14.029 doses, sendo que 9.744 pessoas já receberam a primeira dose e 4.285 completaram a vacinação com a aplicação da segunda dose. No drive-thru desta quinta e sexta, também podem se vacinar os idosos com mais de 67 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Para a vacinação, a Secretaria de Saúde orienta que os idosos apresentem CPF e RG, além da carteirinha de vacinação, caso tenham.

Imagem/Arquivo/DIÁRIO
Imagem da Semana
Condutores profissionais precisam estar atentos a realização do exame toxicológico com mudanças ocorridas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

14/04/2021

CTB tem mudanças em exames toxicológicos

Desde a última segunda-feira (12), entrou em vigor a Lei 14.071, de 13 de outubro de 2020, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A nova normativa contempla diversas novidades, como mudanças nas competências dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, nos processos de obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e em prazos administrativos. Também traz novas regras quanto à suspensão do direito de dirigir, modifica a natureza de algumas infrações e torna obrigatória a aplicação da advertência. Entre as mudanças, destaca-se a nova penalidade relativa ao exame toxicológico. A falta de comprovação de resultado negativo em exame toxicológico para os motoristas habilitados nas categorias C, D ou E é uma conduta que passou a ser infração, bem como conduzir veículo sem realizar o referido exame, no período exigido, passou a ser considerada infração gravíssima, com penalidade de multa de R$ 1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses.

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
O prefeito Caíque Rossi e a vice, Mirela Fink, destacaram que a saúde e a economia têm sido seus maiores desafios

13/04/2021

Atual administração completa 100 dias

O prefeito de Penápolis, Caique Rossi (PSD) e a vice-prefeita, Mirela Fink (Podemos) apresentaram, durante entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (12), na prefeitura, um balanço sobre os primeiros 100 dias da atual administração. Eles explicaram sobre os desafios encontrados e trabalhos que estão sendo realizados desde 1º de janeiro deste ano. Segundo o prefeito, a saúde e o setor financeiro da prefeitura têm sido os maiores desafios enfrentados na atual administração, sendo que está passando por um momento financeiro delicado, o que tem exigido adaptações e medidas para reverter a situação. “É importante destacar que quitamos 53% das dívidas que a prefeitura tinha, a expectativa é que tudo seja quitado até os próximos meses”, disse.

Imagem/Arquivo Pessoal
Imagem da Semana
O designer penapolense Gabriel Freitas vem se destacando com seus projetos sobre arte moderna na internet

11/04/2021

Designer penapolense é destaque no YouTube analisando obras de arte

O designer de produto e penapolense Gabriel Freitas, de 30 anos, vem ganhando destaque na internet ao levar seus trabalhos e conhecimento para as pessoas através de vídeos publicados no Youtube e também conteúdos criados para seu Instagram. De forma objetiva, ele tem chamado ainda a atenção dos amantes da arte ao analisar obras modernas de grandes pintores do mundo, como “O Lavrador de Café”, de Cândido Portinari, e “Mona Lisa”, de Leonardo Da Vinci. Gabriel, é formado pela Universidade Federal do Paraná e começou a postar seus vídeos na internet fazendo a análise de obras de arte depois de perceber o quanto às pessoas, ao irem em museus, por exemplo, acabavam se interessando mais pelas obras clássicas, deixando a chamada arte moderna em segundo plano. “A ideia é a de levar a arte moderna para as pessoas. Explicar trabalhos para que a pessoa possa ir ao museu e entender uma obra moderna, valorizando os diversos trabalhos que temos pelo mundo”, destacou. 

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
Com decisão do STF e atual decreto do governo de SP, cultos religiosos não podem ocorrer de forma presencial nos templos

10/04/2021

STF vota contra permissão de missas e cultos

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu na quinta-feira (08), por 9 a 2, que estados e municípios podem restringir cultos e missas presenciais durante a pandemia da Covid-19. Os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello e Luiz Fux consideraram que a proibição temporária e em caráter emergencial não fere a liberdade de religião e é necessária no grave momento de crise sanitária. Nunes Marques e Dias Toffoli foram contrários. Na semana passada, o pároco da paróquia de São José Operário, no bairro Cidade Jardim, em Penápolis, padre Paulo Ferraz, já havia entregue requerimento ao prefeito Caique Rossi (PSD), pedindo que um decreto municipal fosse feito liberando a realização de cultos religiosos de forma presencial na cidade.

© Copyright 2021 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade