Classificados

VÍDEOS

Apaixonados por carros antigos se reúnem em Penápolis
6º ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS DE PENÁPOLIS

SUA OPINIÃO

Você considera Penápolis uma boa cidade para se viver?


CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

GERAL

05/08/2018

Robôs são “personagens” em documentário sobre fake news

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia

DA REDAÇÃO

Crawlers, Scrapers, Chatbots e Impersonators. A população pode não conhecer esses robôs, mas eles já sabem bastante sobre o comportamento dos milhões de brasileiros com acesso às redes sociais e como os mais de 140 milhões de eleitores podem se comportar durante as Eleições 2018.
Esses quatro exemplos são apenas alguns casos de tecnologias existentes para promover “fake news” e desinformação por meio de inteligência artificial. E o IT&E (Instituto Tecnologia e Equidade) explica o funcionamento de cada um deles e as formas de combate no recém-lançado estudo “Desinformação em Eleições: Desequilíbrios causados pela tecnologia”.
Os robôs serão ‘personagens’ do documentário “Sala da Democracia”, feito em parceria com a Elo Company e a FGV DAPP. A obra de não-ficção está em fase de pré-produção e tem, como fonte de recursos, um financiamento coletivo lançado há poucos dias no Catarse.
Conhecidos também como bots, eles têm funcionalidades distintas com o poder de influenciar a opinião pública e o processo eleitoral: coleta de informações, execução de ações, criação de conteúdos e simulação do comportamento humano. No levantamento, o Instituto também explica que os robôs podem ser amigáveis, desde que forneçam informações úteis.
Um dos ambientes do documentário é a “Sala de Democracia Digital”, um espaço criado pela FGV DAPP (Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas), no Rio de Janeiro. A iniciativa, que também tem o IT&E como parceiro, irá fazer análises de polarização política no universo da internet.
Os resultados serão apresentados em tempo real para organizações e empresas estratégicas dos meios de comunicação tradicionais e independentes, agências de checagem de fatos e autoridades eleitorais.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2018 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.