
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
GERAL
24/08/2021
Golpistas disparam intimações falsas para aplicar golpe e Receita Federal emite um alerta

Passado o perídodo de declaração de Imposto de Renda, muitos contribuintes ficam em dúvidas se declarou corretamente, alguns até recebem avisos da Receita Federal para regularização e ou correção, mas estes avisos devem ser checados caso seja recebido. Mais uma vez golpistas usam o nome da Receita Federal para aplicar golpe.O alerta foi dado pela própria Rereita Federal, de acord com o órgão, golpistas estão utilizando e-mail e correios para aplicar o estelionato. O contribuinte recebe, por correspondência, em sua residência, ou no enderço dapessoa jurídica, uma imitação de uma intimação que pede para regularização de dados cadastrais. Nesta correspondência ou nesse e-mail, consta um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários. O endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita Federal.
Apesar de usar o logotipo e o nome da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe. A Receita enfatiza que não faz esse tipo de chamamento e que não evia nada dessa forma.
A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado. A Receita Federal adverte que, para fins de consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do Órgão que é https://www.gov.br/receitafederal/pt-br
Caso o faça, o contribuinte estará sujeito a vírus e malwares, que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.
A reportagem conversou com o Auditor Fiscal da Receita Federal em Rio Preto (SP), Mauro José da Silva, que informou que a pratica desse tipo de fraude tem feito vítims ao longo dos anos e que sempre deve ficar alerta para qualquer tipo de documento que chega pelos correios ou e-mail, principalmente quando é solicitado dados sigilosos e ou bancários. "De maneira alguma i contribuinte deve informar os dados e nem senhas pessoas a pessoas e ou sites que não sejam o oficial, em caso de dúvidas, os auditores estão prontamente disponíveis para atender o púbico, esse atendimento pode ser por telefone e ou presencial na Receita Federal!, acrescentou Mauro. (Com SBT Interior)
CIDADE E REGIÃO
Ao menos 11,4 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.