Classificados

VÍDEOS

Apaixonados por carros antigos se reúnem em Penápolis
6º ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS DE PENÁPOLIS

SUA OPINIÃO

Você se sente seguro morando em Penápolis?


CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

GERAL

20/10/2018

Educação: Dicas para mandar bem no ENEM

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
As questões do ENEM contêm textos longos e, por isso, muita atenção na interpretação para dar a resposta. O mesmo vale para redação

DA REDAÇÃO

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando. As provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos. Serão 5,5 milhões de estudantes. No dia 4 serão 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação, com duração de prova de 5h30. Já no dia 11 serão 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática, com 5 horas de duração.
Com o Enem paraecem ainda muitas dúvidas entre os candidatos sobre a escolha da profissão. Entretanto, antes de iniciar sua carreira você precisa ir bem na prova. E aí, já sabe o que fazer com um monte de assuntos para estudar? Que tal começar a maratona e parar de enrolação?
De acordo com a pedagoga e coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade UNIVERITAS/UNG, Vanessa Angélica Patrício, dicas podem ajudar e aumentar as chances de bons resultados, porém em primeiro lugar é preciso ter predisposição, ou seja, estar preparado para aprender e disciplina para saber administrar bem o seu tempo. “Não podemos deixar para depois, afinal, estudar não precisa ser complicado, difícil ou chato” explica.
Lembre-se que você não está sozinho nesta etapa tão importante de sua vida, por isso, confira algumas dicas importantes para tornar seu estudo mais eficiente. Vamos lá!
É necessário que reserve um ou mais dias e horários, para dedicar-se aos estudos. Desta forma, você conseguirá cumprir seu roteiro de modo organizado, sem perder tempo. Que tal reservar no mínimo duas horinhas do seu dia? Outra dica é escolher um local adequado para o estudo, que tenha possibilidade de concentração, para manter o foco. Lugares barulhentos, televisores e celulares, não dá!
Durante o estudo, faça pausas breves sempre que se sentir cansado, dividir os conteúdos em partes menores e programe-se para realizar as revisões em até três dias antes da sua prova, desta forma, você ganha tempo caso seja submetido a algum imprevisto.

Dicas simples para ter mais facilidade em se organizar e gerir seu estudo com autonomia: 

Leia os textos disponíveis;
Anote as principais ideias e dúvidas;
Mantenha o foco;
Realize as atividades propostas;
Comece e vá até o fim;
Pesquise informações que poderão ser úteis ao seu aprendizado;
Tente não procurar respostas prontas em sites de busca. Só quem perde é você;
Participe de discussão para sanar as dúvidas e interagir com professores e outros colegas;
Fique atento ao cronograma das provas;
Durma e descanse bastante antes da prova. As questões do ENEM contêm textos longos e, por isso, muita atenção na interpretação para dar a resposta. O mesmo vale para redação, é fundamental entender todo o contexto e aumentar suas chances de ir bem no exame;

Lembre-se que estudando hoje você terá sua recompensa depois. Exerça sua independência e organize seu próprio método de estudo: local, dia e horário na semana, e em que ritmo realizará seus estudos. O estabelecimento destes quesitos facilitará muito sua aprendizagem.

A/I Universidade UNIVERITAS/UNG

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2019 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.