Classificados

VÍDEOS

Apaixonados por carros antigos se reúnem em Penápolis

SUA OPINIÃO

Você concorda com a decisão de médicos da Santa Casa em paralisar atendimento reivindicando pagamentos e remédios?


CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

GERAL

20/10/2018

Educação: Dicas para mandar bem no ENEM

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
As questões do ENEM contêm textos longos e, por isso, muita atenção na interpretação para dar a resposta. O mesmo vale para redação

DA REDAÇÃO

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando. As provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos. Serão 5,5 milhões de estudantes. No dia 4 serão 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação, com duração de prova de 5h30. Já no dia 11 serão 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática, com 5 horas de duração.
Com o Enem paraecem ainda muitas dúvidas entre os candidatos sobre a escolha da profissão. Entretanto, antes de iniciar sua carreira você precisa ir bem na prova. E aí, já sabe o que fazer com um monte de assuntos para estudar? Que tal começar a maratona e parar de enrolação?
De acordo com a pedagoga e coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade UNIVERITAS/UNG, Vanessa Angélica Patrício, dicas podem ajudar e aumentar as chances de bons resultados, porém em primeiro lugar é preciso ter predisposição, ou seja, estar preparado para aprender e disciplina para saber administrar bem o seu tempo. “Não podemos deixar para depois, afinal, estudar não precisa ser complicado, difícil ou chato” explica.
Lembre-se que você não está sozinho nesta etapa tão importante de sua vida, por isso, confira algumas dicas importantes para tornar seu estudo mais eficiente. Vamos lá!
É necessário que reserve um ou mais dias e horários, para dedicar-se aos estudos. Desta forma, você conseguirá cumprir seu roteiro de modo organizado, sem perder tempo. Que tal reservar no mínimo duas horinhas do seu dia? Outra dica é escolher um local adequado para o estudo, que tenha possibilidade de concentração, para manter o foco. Lugares barulhentos, televisores e celulares, não dá!
Durante o estudo, faça pausas breves sempre que se sentir cansado, dividir os conteúdos em partes menores e programe-se para realizar as revisões em até três dias antes da sua prova, desta forma, você ganha tempo caso seja submetido a algum imprevisto.

Dicas simples para ter mais facilidade em se organizar e gerir seu estudo com autonomia: 

Leia os textos disponíveis;
Anote as principais ideias e dúvidas;
Mantenha o foco;
Realize as atividades propostas;
Comece e vá até o fim;
Pesquise informações que poderão ser úteis ao seu aprendizado;
Tente não procurar respostas prontas em sites de busca. Só quem perde é você;
Participe de discussão para sanar as dúvidas e interagir com professores e outros colegas;
Fique atento ao cronograma das provas;
Durma e descanse bastante antes da prova. As questões do ENEM contêm textos longos e, por isso, muita atenção na interpretação para dar a resposta. O mesmo vale para redação, é fundamental entender todo o contexto e aumentar suas chances de ir bem no exame;

Lembre-se que estudando hoje você terá sua recompensa depois. Exerça sua independência e organize seu próprio método de estudo: local, dia e horário na semana, e em que ritmo realizará seus estudos. O estabelecimento destes quesitos facilitará muito sua aprendizagem.

A/I Universidade UNIVERITAS/UNG

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2019 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.