Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

GERAL

23/06/2021

Cidades do interior de SP aceleram vacinação e ficam sem doses

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Campanhas foram paralisadas até a chegada dos imunizantes

Cidades do interior de São Paulo registraram falta de vacinas contra a covid-19 nesta terça-feira, 22, e tiveram de suspender a aplicação na população, assim como ocorreu na capital paulista. O desabastecimento ocorreu em meio a um cenário em que prefeituras buscavam acelerar a vacinação, como em Ourinhos, que estava vacinando pessoas de 45 anos de idade, mas teve de paralisar a campanha.

A Secretaria da Saúde do Estado informou que os lotes de vacina são enviados de forma gradativa aos departamentos regionais de saúde que os repassam às prefeituras, sendo responsabilidade dos municípios direcionar as doses conforme o Plano Estadual de Imunização. Segundo a pasta, as prefeituras têm autonomia para organizar e realizar as estratégias de vacinação em cada cidade, considerando a demanda e a rede de saúde local.

Em Ourinhos, a prefeitura informou que acelera a aplicação das doses assim que chegam ao município. "Ourinhos se destaca pela gestão e logística na vacinação, estando à frente de muitas cidades do Brasil. Todas as doses recebidas são rapidamente aplicadas e a quantidade enviada pelo governo já se esgotou", informou o município, lembrando que 57% da população adulta está vacinada. Disse ainda que a imunização será retomada assim que novas doses chegarem à cidade. "Quanto mais gente vacinada, mais segurança para todos", informou.

Um dia depois de suspender o agendamento por falta de vacina na segunda-feira, 21, a prefeitura de Campinas retomou o cadastramento dos interessados, nesta terça-feira, após receber novo lote do imunizante. O agendamento foi disponibilizado para adultos com mais de 43 anos.

Em uma hora, 11,7 mil já tinham feito a inscrição. As doses serão aplicadas em 63 unidades de saúde. Campinas adiantou em um dia o cronograma do governo estadual. "Não há atraso e é importante ressaltar que a vacinação não está suspensa no município. Há doses suficientes para atender a todos os agendamentos feitos até a próxima terça-feira, 29", disse a prefeitura.

Em Rio Claro, a vacinação para pessoas com 45 anos ou mais começou na sexta-feira, 18, cinco dias antes do calendário oficial, mas as doses se esgotaram. Com o estoque zerado, o município suspendeu a vacinação prevista para segunda-feira, 21. "Foram 2.126 pessoas vacinadas, elevando para 109.553 o total de doses aplicadas nesta campanha", informou a secretaria municipal de Saúde. Uma remessa nova de vacinas chegou e o município anunciou a retomada da vacinação nesta quarta-feira, 23, para pessoas a partir de 44 anos.

A prefeitura de São José dos Campos chegou a anunciar a vacinação de pessoas com 45 anos na segunda-feira, 21, mas acabou ficando sem doses suficientes para atender cerca de 4.500 pessoas dessa faixa etária.

Pelo cronograma estadual, esse grupo só seria vacinado a partir desta quarta, 23. A prefeitura informou ter usado doses remanescentes para fazer a "imunização de rescaldo" de públicos que já tinham entrado no calendário e ainda não receberam a vacina. "Estamos no aguardo do envio de novas doses para ampliar o público de vacinação", disse em nota.

(Com Estadão Conteúdo)

VEJA TODAS AS NOTíCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade