Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

GERAL

15/08/2022

Bebê é encontrado no vaso sanitário após a adolescente de 14 anos dar a luz

Imagem/Ilustração
Detalhes Notícia
Caso aconteceu no bairro São José, em Araçatuba, e família alega que a menina escondia a gravidez

Um bebê com 35 a 36 semanas de gestação, morreu após ser encontrado no vaso sanitário de uma residência no bairro São José, em Araçatuba (SP), na tarde de domingo (14). A criança seria filha de uma adolescente de 14 anos, que estaria escondendo a gravidez da família.

Segundo o que foi apurado pela reportagem, a Polícia Militar enviou uma equipe à residência da família após denúncia de que uma adolescente de 14 anos teria sofrido um aborto.

De acordo com a polícia, a informação passada foi de que a adolescente teria sido encontrada pela mãe e depois por um irmão. Ela estava no banheiro da casa, bastante ensanguentada e a família pediu ajuda a uma vizinha.

Ainda de acordo com a polícia, a vizinha, ao chegar ao local, pensou que a adolescente teria sofrido alguma hemorragia. Porém, ao notar que a barriga da menina estava menor, resolveu abrir a tampa do vaso e encontrou o feto com o rosto virado para a água.

Socorro

A vizinha pediu à filha dela que acionasse o Corpo de Bombeiros, que orientou não mexer em nada até a chegada de uma equipe, o que aconteceu cerca de 30 minutos a 40 minutos depois. Os bombeiros retiraram o feto do vaso sanitário e fizeram os procedimentos de reanimação até a chegada o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que deu sequência ao procedimento.

O feto e a adolescente foram levados para a Santa Casa, onde a médica pediatra tentou novos procedimentos de reanimação, mas confirmou que a criança já havia dado entrada no hospital sem vida.

Ainda de acordo com a polícia, por estar com a saúde debilitada, a adolescente não pode ser ouvida e permaneceu internada, acompanhada do irmão dela.

Desconhecia

Os policiais ouviram o irmão da adolescente na recepção do hospital e ele contou que desconhecia a gravidez da irmã, assim como a mãe dele não sabia de nada. Ainda de acordo com ele, na noite anterior a irmã dele reclamou de dores no estômago e a mãe dela providenciou um chá para que ela tomasse.

Já no início da tarde de domingo, ele estava dormindo e ouviu a mãe dele batendo na porta do banheiro. Ao ser levantar para ver o que acontecia, encontrou a irmã dele ensaguentada.

A testemunha disse que não notou o feto dentro do vaso, que estava com a tampa abaixada, e solicitou ajuda à vizinha. Disse ainda não se recordar de ter ouvido barulho de acionamento de descarga do vaso sanitário. No local a polícia apurou que os dois irmãos vivem da renda da mãe, que recebe um salário mínimo por ser surda e muda.

Investigação

Ainda pelo local, a polícia apurou que a adolescente não revelou a identidade do pai do bebê. Foi apurado que ela namorava um homem maior de 18 anos, isso há 5 meses, mas ele foi preso. Além disso, ela costumava frequentar festas e passar vários dias fora de casa, sem dar satisfação aos familiares.

Vizinhos e outros familiares desconfiavam da gravidez, mas ao ser questionada a adolescente era agressiva ao negar, alegando por vezes que estava “gorda” ou com infecção. Segundo testemunhas, após o feto ser encontrado ela teria se referido a ele como “troço” .

Segundo a polícia, a criança foi encontrada com o cordão umbilical cortado, mas a adolescente não informou como o cortou. A equipe médica relatou que inicialmente não é possível informar se o aborto teria sido provocado pela gestante.

Também não foi possível saber se a criança nasceu com vida e como se deu a morte, devido ao tempo em que ela permaneceu submersa na água. Diante disso, o corpo do bebê foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) para exame necroscópico. O banheiro onde o bebê foi encontrado foi periciado.

A reportagem procurou o Conselho Tutelar, que informou ter sido comunicado do caso pela Santa Casa somente na manhã desta segunda-feira (15) e que vai buscar mais informações. Também foi encaminhado e-mai à Promotoria da Infância e da Juventude e é aguardado o retorno. Por enquanto não há informações sobre o estado de saúde da adolescente.

(Com Lázaro Jr. - Redação Hojemais Araçatuba)

VEJA TODAS AS NOTíCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade