Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

GERAL

29/01/2021

Banco de Sangue de Araçatuba: Alerta de risco de falta de sangue O-, A- e B-

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Todos os tipos sanguíneos são necessários e o apelo é para que os doadores compareçam urgente no local

DA REDAÇÃO

O Banco de Sangue de Araçatuba continua com seus estoques sanguíneos em estado crítico, um déficit que se acentuou desde o início do ano, de 65%. Porém, neste momento, os tipos sanguíneos que mais estão em falta são os negativos O, A e B. 
Considerado universal, o sangue O- não pode faltar, pois em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sague do paciente, ele é o requisitado pelos hospitais. Já os sangues A- e B- são tipos mais raros, que podem ser doados somente entre os que possuem o mesmo tipo sanguíneo. 
Todos os tipos sanguíneos são necessários e o apelo é para que os doadores compareçam urgente no local para praticar esse gesto solidário que salva até 4 vidas. Gilson Cirino, captador de doadores do Banco de Sangue de Araçatuba alerta que todos os doadores, de todos os tipos sanguíneos, são bem-vindos nesse momento. 
"Estamos passando por um momento muito difícil, que se acentuou com os impactos da pandemia. Porém, esperamos que agora, neste início de ano, quando temos uma esperança no enfrentamento à Covid, com o início da vacinação, as pessoas se sensibilizem mais para a questão da doação de sangue", afirma Gilson. 
Para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos, são necessárias 50 doações diárias. Com os casos de Covid-19, a situação faz as doações se tornarem ainda mais urgentes. 
O Banco de Sangue de Araçatuba segue rigorosamente todos os protocolos contra a Covid-19 e recentemente conquistou o selo Covid Free de Excelência, que é concedido às instituições que mantêm boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus. 

Requisitos básicos para doação de sangue: 
• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação; 
• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação); 
• Estar em boas condições de saúde; 
• Pesar no mínimo 50 kg; 
• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; 
• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum; 
• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada); 
• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses; 
• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias; 
• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS; 
• Não ter diabetes em uso de medicações; 
• Consulte nossa equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias. 

Critérios específicos para o CORONAVÍRUS: 
• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue; 
• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 30 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue; 
• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 30 dias após o último contato com essas pessoas; 
• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação). 

Serviço:
Banco de Sangue 
de Araçatuba 
Endereço: Rua Gaspar de Lemos, 02 - Jd. Alvorada - Anexo ao Hospital Unimed; Telefones: (18) 3607-3935 | WhatsApp: (18) 99650-4153.

(Com informações da A/I Banco de Sangue de Araçatuba)

VEJA TODAS AS NOTíCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade