Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

GERAL

22/06/2021

22 de junho: Dia mundial do Fusca homenageia um dos modelos mais populares da indústria automotiva

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
"Fusqueta Clube de Penápolis" foi fundado em 2014 por grupo de amantes do veículo residentes na cidade

DA REDAÇÃO

Sedan, Beetle, Carocha, Kafer, Escarabajo, Maggiolino, entre vários outros nomes. Em cada canto do planeta, o Fusca é chamado de um jeito. O que não muda é o charme inconfundível, além da mecânica altamente confiável – ainda nos dias de hoje. 
Comemorado em 22 de junho, o dia mundial do Fusca celebra a data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato com a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã, em 1934, para desenvolver o modelo. A meta era apresentar os primeiros protótipos em 10 meses, mas isso só aconteceu em 1936. A produção oficial, no entanto, começou dois anos depois. 
No Brasil, o Fusca chegou importado, em 1950, e passou a ser montado, aqui, em 1959. Com pequenas mudanças na carroceria, o modelo foi fabricado até 1986, quando acabou considerado defasado – em relação aos carros populares da década de 1980 e até mesmo ao Gol, o seu sucessor na VW.
Após seis anos de sumiço, um pedido do ex-presidente Itamar Franco fez com que a Volkswagen voltasse a produzir o Fusca. O objetivo era reaquecer as vendas de automóveis no país. Neste segundo período, o modelo sobreviveu de 1993 a 1996. No México, no entanto, ele continuou em linha, praticamente com o mesmo visual, até 2003.
Em todo o mundo, foram produzidas mais de 21 milhões de unidades. É muita coisa. Isso sem contar os seus derivados, que utilizavam a mesma plataforma e motor, além das versões mais modernas do modelo.
No Brasil, o Fusca já se tornou um clássico e é objeto de desejo entre colecionadores e entusiastas. Gerações mais antigas, raras ou personalizadas podem ultrapassar a barreira dos R$ 150 mil.

Penápolis
Em Penápolis existe o Fusqueta Clube, grupo fundado em 2014 por amantes do veículo. Eles se reúnem todo domingo pela manhã na “pracinha da Volkswagen”. Siga o grupo da cidade no Instagram: @fusquetaclubedepenapolis .

VEJA TODAS AS NOTíCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade