Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

26/03/2013

Penapolense vence São Bernardo e segue buscando vaga

Silas Reche
Detalhes Notícia
O volante Liel disputa a bola com jogador do São Bernardo

O Penapolense segue na luta por uma vaga na zona de classificação do   Campeonato Paulista. No sábado, 23, a equipe derrotou o São Bernardo por 3 a 0 atuando no estádio municipal Tenente Carriço e ficou a um ponto de distancia do grupo dos oito primeiro colocados. Os dois primeiros gols da vitória foram marcados em cobranças de escanteios durante o primeiro tempo. O volante Fernando, aos 14 minutos, e o zagueiro Biro, aos 34, marcaram de cabeça. Já aos 44 da etapa final, o atacante Geuvânio invadiu a área e bateu rasteiro para marcar o terceiro. O São Bernardo chegou a ameaçar durante o primeiro tempo, criando boas chances e acertando o travessão com um chute da intermediária do volante Dudu aos 20 minutos, mas a expulsão do zagueiro Daniel Marques aos 19 minutos da etapa final acabou com as chances de uma reação. Assim, o Penapolense se vinga da derrota no Tenente Carriço que encaminhou a classificação do São Bernardo à final do Campeonato Paulista Série A-2 no Grupo 3 da competição. Além disso, o time do ABC Paulista vê sua reação na primeira divisão ser encerrada. A equipe vinha de cinco jogos de invencibilidade até a última rodada. Agora, soma duas derrotas seguidas, tendo perdido para o São Paulo por 2 a 1 no último jogo.
O jogo
Mesmo atuando como visitante, o São Bernardo mostrou um bom futebol nos primeiros 10 minutos e passou a maior parte no tempo ofensivo. No entanto, quem abriria o placar seria o Penapolense: aos 14 minutos, o volante Fernando aproveitou saída ruim de Wilson Júnior em cobrança de escanteio e marcou. Os visitantes não se intimidaram e quase empataram aos 20 minutos, quando Dudu arriscou da intermediária e acertou o travessão. Três minutos depois, Gleidson cabeceou com perigo em nova cobrança de escanteio do Penapolense. Aos 33 minutos, uma cobrança ensaiada de escanteio do São Bernardo culminou em uma finalização de Bady defendida por Marcelo. Logo em seguida, o Penapolense chegou ao segundo gol no lance da equipe que se mostrava mais efetivo: um novo escanteio foi cabeceado pelo zagueiro Biro. O São Bernardo tentou pressionar no segundo tempo, mas sentiu o gol sofrido e passou a encontrar dificuldades para criar oportunidades. As chances de uma reação na partida diminuíram aos 19 minutos, quando Daniel Marques cometeu falta dura em Silvinho e recebeu o segundo cartão amarelo. Nos minutos finais do jogo, o time mandante ainda aplicou uma forte pressão buscando o terceiro gol. Fernando, Rodrigo Biro e Luis Felipe fizeram finalizações perigosas antes de Geuvânio ser lançado pela esquerda da área e bater rasteiro para dar números finais ao jogo aos 44 minutos


FICHA TÉCNICA
PENAPOLENSE 3 x 0 SÃO BERNARDO


Local: Estádio Tenente Carriço, em Penápolis (SP)
Data: 23 de março de 2013, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Júnior e Alex Alexandrino (ambos de SP) Assistentes adicionais: Raphael Claus e Júnior César Lossávaro (SP)
Cartões amarelos: Luis Felipe (Penapolense); Daniel Marques e Daniel Pereira (São Bernardo)
Cartão vermelho: Daniel Marques (São Bernardo)

PENAPOLENSE: Marcelo; Luis Felipe, Biro, Jaílton e Rodrigo Biro; Heleno, Liel, Fernando e Guaru (Sérgio Mota); Silvinho (Neto) e Val Baiano (Geuvânio)
Técnico: Pintado.
SÃO BERNARDO: Wilson Júnior; Régis, Daniel Marques, Fernando Lombardi e Radar; Dudu (Michael), Daniel Pereira, Bady (Márcio) e Gleidson (Jonathan); Gil e Fernando Baiano. Técnico: Wagner Lopes

 

Penapolense/Unicamp: uma parceria de sucesso

Como todo capeano sabe, no último sábado, 23, no estádio municipal Tenente Carriço, o Clube Atletico Penapolense, após vencer a equipe do São Bernardo Futebol Clube pelo placar de 3 a 0, alcançou uma das metas traçadas pela diretoria do clube no Campeonato Paulista 2013: a manutenção da equipe na elite do futebol paulista. Mas, o que poucos sabem é como a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ajudou neste processo. Desde o início da pré-temporada, em novembro de 2012, o CAP conta com a utilização de aparelhos de GPS em seus atletas para o monitoramento da carga de treino. Tais aparelhos foram adquiridos através de um investimento da diretoria em especial do Dr. Mauro Moreira, responsável pela Coordenação da Preparação Física da equipe, com o auxílio do professor Clodoaldo do Carmo, treinador do maratonista penapolense Solonei Silva, que viabilizou a busca desses aparelhos dos EUA. Todavia, após a aquisição destes aparelhos, uma parceria estabelecida entre o CAP e o Laboratório de Bioquímica do Exercício (Labex), localizado na UNICAMP e Coordenado pela Profa. Dra. Denise Vaz de Macedo, permitiu que o CAP usufruísse de um software desenvolvido especificamente para o modelo de GPS em questão, que permite a aquisição de informações precisas e práticas para toda Comissão Técnica. O software em questão é o “Sys GPS” da empresa Systware que, além do CAP, possui parcerias com outras equipes do futebol paulista, inclusive o Corinthians, nosso próximo adversário. Além disso, a parceria entre o CAP e o Labex, permitiu que todos os dados obtidos nas avaliações físicas e sanguíneas realizadas ao longo da temporada, fossem analisados de forma minuciosa, possibilitando a diminuição na incidência de lesões. Nesse sentido, o CAP conta com um aparelho da Roche chamado Reflotron que é utilizado para a aquisição de um biomarcador sanguíneo denominado “CK”, que permite saber a magnitude das microlesões musculares geradas nos atletas após treinos e jogos. O principal objetivo ao se monitorar esse biomarcador sanguíneo é impedir o aparecimento de lesões musculares que impossibilitem os atletas de atuarem nos jogos. Os resultados obtidos até o momento são muito satisfatórios pois após 17 semanas de treino apenas 4 lesões musculares foram constatadas. O último, porém não menos importante viés desta parceria, diz respeito à Nutrição do CAP. Nesse sentido, a Nutricionista Ms. Mirtes Stancanelli é quem tem contribuído com o clube. Mirtes também é integrante do Laboratório de Bioquímica do Exercício da UNICAMP e é Nutricionista da Associação Atlética Ponte Preta, Gremio Osasco, Bradesco Esporte e Educação, Volei Amil de Campinas e Seleção Brasileira de Basquete. Desde novembro ela tem auxiliado o CAP na confecção dos cardápios semanais e também nos cardápios referentes aos dias de jogos e concentrações. Mirtes já havia trabalhado com o treinador Pintado e também com o preparador-físico da equipe Renato Buscariolli, o que facilitou essa aproximação.  

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade