Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

28/11/2023

Penapolense é campeão dos Jogos Parapan-Americanos

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Cesinha já havia conquistado a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima em 2019 e o título de campeão mundial sub-19 em 2018, na Espanha

DA REDAÇÃO

No universo do esporte, a superação e a paixão muitas vezes se encontram em histórias extraordinárias. César Augusto Batista de Aguiar é a personificação desses valores, um atleta que desafia as adversidades da vida para brilhar nos campos de futebol praticando o Futebol PC, uma modalidade dedicada aos atletas com paralisia cerebral.
César, nascido em 8 de outubro de 2002, em Penápolis, é um exemplo de resiliência desde o primeiro dia de sua vida. Complicações no parto deixaram sequelas, resultando em uma paralisia cerebral que afeta os movimentos dos membros do lado esquerdo do corpo. No entanto, em vez de se deter diante dos desafios, César encontrou no esporte uma maneira não apenas de superar suas limitações, mas também de se destacar como um campeão.
O jovem atleta iniciou sua jornada esportiva no atletismo, mas foi em 2017, durante a seletiva estadual para as Paralimpíadas Escolares, que César foi introduzido ao Futebol PC. Rapidamente, ele se apaixonou pela modalidade, encontrando no campo de jogo não apenas uma competição acirrada, mas também uma comunidade unida por objetivos comuns.
No Brasil, a modalidade é gerida pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), que segue as regras da FIFA com adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-ISRA). O Futebol PC, diferente do futebol convencional, possui classes funcionais (FT1, FT2 e FT3) que levam em consideração o grau de comprometimento dos atletas.
César, por exemplo, é classificado como FT2, indicando um comprometimento mediano. Sua habilidade excepcional dentro de campo é evidenciada por suas principais conquistas, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima em 2019 e o título de campeão mundial sub-19 em 2018, na Espanha.
No último domingo (26), o penapolense disputou a final dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago contra a Argentina. O gol da vitória brasileira foi marcado por César aos 13 minutos do primeiro tempo da prorrogação, assim garantindo o ouro para o Brasil! 
Além de suas vitórias, César destaca-se como um modelo inspirador para outros jovens atletas com paralisia cerebral, provando que a determinação e a paixão podem transcender qualquer barreira. Seu talento no campo não apenas contribui para elevar o status do Futebol PC, mas também desafia estereótipos e demonstra o verdadeiro espírito esportivo.
César Augusto Batista de Aguiar, com sua história de superação e sucesso, continua a ser uma fonte de inspiração para todos, mostrando que, quando se trata de alcançar os sonhos, a força de vontade pode superar qualquer obstáculo. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade