Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

25/09/2014

Penápolis sediará Torneio de Rugby

Penápolis será sede no próximo fim de semana da quinta etapa do Campeonato de Rugby promovido pela Lopar (Liga Oeste Paulista). O evento será disputado no campo do Jardim Eldorado. No sábado, 27, as disputas começam às 09h00 e se estendem até às 19h00. No domingo, 28, os jogos acontecem das 09h00 às 13h00. A entrada para ver as partidas é gratuita. O evento em Penápolis conta com a organização conjunta da Prefeitura Municipal de Penápolis, Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde, DAEP e Grupo Terenas. As disputas ocorrerão nas categorias masculino e feminino. Estão confirmadas as participações das equipes de Penápolis, São José do Rio Preto, Cafelândia, Pirajuí, Fernandópolis, Garça, Junqueirópolis, Presidente Prudente e Birigui. Também podem confirmar presenças as equipes de Sertãozinho, Uberaba e Três Lagoas. 

O jogo
O objetivo do jogo é que dois times, ambos de sete jogadores, observando o jogo leal, de acordo com as leis e espírito do esporte devem, seja carregando, passando, chutando ou apoiando a bola, marcar o maior número de pontos possível. As mãos são usadas para mover a bola. Entretanto, um jogador pode passar a bola para outro jogador somente para trás ou para o lado, nunca para frente, ou pode chutá-la. Isso implica que a maioria do progresso do time atacante é feita por um ciclo de passes de bola, corridas para avançar no campo. Cada um desses ciclos é chamado de fase de jogo.

Duração
Uma partida tem duração de 14 minutos, dividida em dois tempos de 7 minutos cada.

Campo
Um campo de rugby consiste em uma área máxima de jogo de 144×70 metros em uma superfície plana. Os campos são geralmente do tamanho dos campos de futebol. Algumas linhas são pintadas no campo em intervalos regulares: linha de bola morta, linha de in-goal, linha de 22 metros, linha de 10 metros e linha de meio-campo. Essas linhas são espelhadas para o outro lado do campo. Existem também linhas à 5 metros da linha de in-goal e à 5 e 15 metros da linha lateral. Duas traves – uma de cada lado – em forma de H são colocadas em cima da linha de in-goal, no centro do campo. No rugby, diferente do futebol, as linhas que fazem o limite do campo são consideradas completamente fora do campo de jogo. Assim como a linha do in-goal é considerada dentro do In-Goal e pode-se marcar um try apoiando a bola sobre a mesma, ou contra a base de um dos postes. A superfície sempre deve ser segura para se jogar. Ela deve ser gramada mas também pode ser de areia. 

Mais algumas regras
* A bola é oval (com o mesmo peso que uma bola de futebol).
* A partida é conduzida por um árbitro e dois bandeirinhas (auxiliares). 
* A pontuação é dada da seguinte forma: try (5 pts), conversão (2 pts), penalty (3 pts) e drop-goal (3 pts).
* O ato de derrubar o outro jogador é chamado de tackle, ou teco (termo aportuguesado). Só é permitido derrubar o atleta que estiver segurando a bola. Constitui infração gravíssima derrubar com as pernas ou passar rasteira em qualquer jogador.
* O jogo é paralisado quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infração ou quando é marcado algum ponto. A partida não é interrompida se a bola ou algum jogador que estiver com ela forem ao solo.
* Toda vez que houver três ou mais jogadores em pé em contato com a bola (Maul), ou quando a mesma estiver no chão (Ruck), a bola divide o campo em duas metades, estando impedido (fora de jogo) o jogador que estiver à frente desta metade correspondente em seu campo de defesa. Os jogadores devem dar a volta nessa linha imaginária e avançar à partir dela.
* Algumas infrações: segurar a bola quando caído no chão; tentar derrubar um jogador enquanto estiver no chão; derrubar um atleta que não estiver com posse da bola.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade