Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

31/12/2006

Penápolis estará representada hoje na Corrida de São Silvestre

Detalhes Notícia

O atleta Ivo de Jesus vai representar a cidade de Penápolis na Corrida Internacional de São Silvestre que acontece neste domingo, 31, em São Paulo.

Patrocinado pelo Supermercado Super Amália, Drogaria Popular, Auto Posto Marin, Despachante Ferres, Supermercado Tanone, Adriana Magazine e a empresária Miriam Amorim, Ivo espera obter um bom resultado, já que durante o ano fez uma excelente preparação visando a prova.

Ivo é mais um integrante da equipe Miriam Amorim/Bezaleel Arte Criação que neste ano obteve resultados expressivos em toda a região. Os principais destaques na equipe foram Luiz Lopes, Rui Dias, Solonei, Driely de Oliveira, Ana e Íris. A técnica da equipe é a professora Mirian Costa.

 

História

A Corrida de São Silvestre foi disputada pela primeira vez em 1925, idealizada pelo jornalista Cásper Líbero - inspirado em uma prova noturna que assistira em Paris. No primeiro ano, 48 atletas correram oito km.

As principais características da prova são a largada e chegada na avenida Paulista, as subidas decisivas - primeiro da rua da Consolação (até 1989) e depois na Brigadeiro Luís Antônio - e ser realizada no último dia do ano.

Até a 20ª edição, a prova era disputada só por brasileiros, mas a partir de 1945 assumiu caráter internacional com a participação de atletas de diversos países. Desde então, os estrangeiros têm dominado a corrida - foram oito vitórias nos últimos dez anos.

Em 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas instituiu o Ano Internacional da Mulher, foi realizada a primeira edição da prova feminina (vencida pela alemã Christa Valensieck), que começava junto com a masculina, mas com classificação separada.

Diversas modificações foram feitas à estrutura da São Silvestre a partir de 1989, para que ela passasse a integrar o calendário de corridas de rua da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo).

Entre elas, houve a inversão do sentido do trajeto (largada no sentido Paraíso-Consolação), separação das competições masculina e feminina, ampliação do percurso e alteração do horário (da noite para a tarde).

A 82ª edição da Corrida de São Silvestre vai manter os mesmos horários e percursos do ano passado, com 15 km. A largada da prova feminina será às 15h15, em frente ao Masp. Os homens largam às 17h00, no mesmo local.

O queniano Paul Tergat é o maior vencedor da história da prova, com cinco vitórias (1995, 1996, 1998, 1999 e 2000). O equatoriano Rolando Vera, o belga Gaston Roelants e o colombiano Victor Mora somam quatro. Após a internacionalização da prova, o Brasil venceu nove vezes a disputa masculina - Sebastião Monteiro (45 e 46), José João da Silva (80 e 85), João da Matta (83), Ronaldo da Costa (94), Émerson Iser Bem (97) e Marilson Gomes dos Santos (2003 e 2005).

Entre as mulheres, o país ganhou quatro vezes - Carmem de Oliveira (95), Roseli Machado (96) e Maria Zeferina Baldaia (2001) e Marizete Rezende (2002). A portuguesa Rosa Mota é a recordista de vitórias - seis.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade