Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

06/11/2015

Paulistão: FPF rebaixará seis times da Série A-1

Reprodução
Detalhes Notícia

O conselho técnico do Campeonato Paulista estabeleceu o rebaixamento das seis equipes de pior campanha no geral da Série A-1 para a A-2 na temporada 2016. A medida mexe também com a segunda divisão do Estadual, que só alçará dois times para a elite na próxima edição. Com isso, o intuito dos organizadores é de reduzir a 16 participantes o torneio de 2017, número considerado ideal tanto pela Federação Paulista de Futebol (FPF) quanto pelos clubes. A mudança é drástica em relação aos últimos anos, quando quatro equipes eram rebaixadas e as mesmas quatro conquistavam o acesso. Dessa forma, há chances maiores de equipes saírem da elite neste ano e menores de times chegarem ao topo do futebol paulista. Isso não significa, no entanto, que a A-2 terá um número inchado de participantes em 2017, devido aos poucos que sobem e muitos que descem. A ideia é discutir essas questões no conselho técnico específico para a divisão de acesso, que terá lugar apenas na segunda-feira, também na sede da federação. Segundo o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, os dois clubes ‘extras’ que serão rebaixados em 2016 terão uma compensação financeira. Outro ponto discutido e estabelecido na discussão foi sobre a troca de técnicos. Em 2016, treinadores não poderão trocar de clubes entre os participantes durante a disputa do Estadual. Por exemplo, se estivesse treinando a Ponte Preta no Paulista do ano que vem, Doriva não poderia aceitar a proposta são-paulina, como fez neste Brasileiro.

Regulamento
A Federação Paulista de Futebol e representantes dos clubes definiram ontem, 5, o formato e o regulamento do Paulistão/2016 – Série A-1, que será disputado entre os dias 31 de janeiro e 8 de maio. O campeonato será organizado com quatro grupos de cinco clubes onde cada time jogará em turno único com as demais equipes dos outros grupos, e classificam-se para as quartas de final os dois melhores colocados de cada grupo. As quartas de final e semifinal serão disputados em jogo único, e o mando das partidas será dos clubes com melhor campanha na somatória da competição. O campeão será definido em jogos de ida e volta. Uma novidade estará no banco de reservas. A partir de 2016, os times poderão contar com até 12 jogadores entre os suplentes no campo de jogo, a exemplo do que já ocorre em competições da Fifa e da CBF. Está mantido o limite de inscrição de 28 atletas por clube. O Paulistão premiará também a melhor equipe do interior. Excluindo o campeão e vice do torneio, o troféu “Campeão do Interior” será entregue ao clube do interior com a melhor campanha. Para adequar o campeonato ao novo formato de 16 clubes a partir de 2017, seis clubes, e não quatro, serão rebaixados à Série A-2. Ao mesmo tempo, dois clubes irão conquistar o acesso da Série A-2 para a Série A1 de 2017, quando voltará o formato original de quatro acessos e quatro descensos. Em 2016, serão rebaixados os seis times de pior campanha de todo o campeonato, independentemente dos grupos. Caso um único grupo abrigue quatro ou cinco times de pior campanha, classificam-se para as quartas de final, respectivamente, o melhor ou os dois melhores terceiros colocados dos demais grupos. A reunião do Conselho Técnico da Série A-1 do Paulistão também decidiu que o Água Santa, de Diadema, tinha até ontem para apresentar documentos que garantam sua participação no campeonato. A agremiação não atendeu a tempo aos requisitos exigidos em Regulamento para a inclusão de seus estádios. De acordo com o regulamento, os clubes que disputam a Série A-1 da competição devem mandar seus jogos em estádios com capacidade mínima de 10 mil lugares. Se o Água Santa for excluído da competição, o Mirassol ocupará o seu lugar.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade