Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

17/06/2008

Natação espera surpreender nos Regionais

Detalhes Notícia

Penápolis vai sediar o 52º Jogos Regionais da 6a Região Esportiva do Estado de São Paulo. De 14 a 26 de Julho, cerca de seis mil atletas vão disputar 22 modalidades durante o campeonato. A delegação penapolense vai disputar 19 modalidades com aproximadamente 300 atletas.
Antigamente, em tempos primitivos, a natação era usada como um meio de sobrevivência do homem que precisava fugir de animais maiores ou caçar sua alimentação atravessando rios e lagos. Hoje, a natação pode ser um método de recreação e um desporto, utilizado para salvar pessoas do afogamento. Além disso, há o nado associado ao trabalho, é o caso de pescadores, coletores de pérolas e cientistas que investigam a fauna e flora aquáticas.
A natação desportiva se popularizou a partir do século XIX. O objetivo de uma competição de natação é determinar qual o nadador é mais rápido. A prática desta modalidade é considerado um dos melhores exercícios físicos existentes, pois se movimenta praticamente todos os músculos e articulações do corpo.
A equipe de natação local treina durante a semana no Parque Aquático, exceto quatro atletas universitários que treinam fora. A média de idade do grupo é de 13 anos. Segundo Lucas Agostini, técnico de natação, é importante o trabalho começar cedo para desenvolver atletas disciplinados.
Durante as competições de natação são disputados quatro estilos diferentes: o Crawl, Costas, Peito, Borboleta e Medley (os quatros estilos de nado em seqüência). Cada um desses estilos tem especificações quanto ao posicionamento do tórax do atleta e ao movimento de pernas e braços. As provas podem ser individuais, nas quais o nadador disputa a modalidade sozinho, pode competir em estilos diferentes e em percursos de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m. Ele pode disputar costas, peito, borboleta, livre e medley. Nas provas de revezamento os nadadores disputam provas de Crawl e Medley nos percursos 4x200 metros e 4x100 metros. “Temos chance de medalha no revezamento. Gostaria que a população prestigiasse mais as competições de natação e um apoio maior ao esporte em geral porque a disciplina adquirida enquanto atleta é projetada para a vida pessoal. Nossa equipe é nova, desde cedo é importante desenvolver um trabalho responsável”, finalizou Agostini. (LG)

Foto: A equipe local vai tentar surpreender as grandes forças da modalidade

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade