Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

23/09/2010

Na contramão da maioria dos clubes de futebol, Sport Club Corinthians – CT de Penápolis prioriza educação de atletas

Detalhes Notícia


Reportagem publicada recentemente por jornais de circulação nacional mostram que  clubes de futebol do Estado de São Paulo não fiscalizam a vida escolar dos atletas menores de 18 anos, como prevê lei estadual aprovada em 2009.
A lei 13.748 diz que os clubes devem assegurar que estejam matriculados, em instituição pública ou particular, os jogadores menores de 18 anos, zelando pela freqüência e aproveitamento escolar.
No entanto, a realidade no Estado de São Paulo é outra. A maioria dos clubes descumpre a legislação. Segundo pesquisa, 73% das equipes estão em situação irregular, com jogadores fora da escola ou com freqüência abaixo do esperado.
A pena para quem não cumpre a lei é de R$ 4.105,00 e, em caso de reincidência, impossibilidade do atleta participar de campeonatos. A responsabilidade pela fiscalização é da Federação Paulista de Futebol.

Contramão
Na contramão das estatísticas está o Centro de Treinamento do Sport Club Corinthians Paulista, em Penápolis (
www.ctcorinthianspenapolis.com.br). Com uma estrutura de primeiro mundo, o CT coloca no mesmo patamar a formação física, técnica e intelectual do atleta. Assim que chega a Penápolis, o garoto é imediatamente matriculado numa instituição de ensino. A preocupação com os estudos, no entanto, vai mais longe. Após freqüentarem a unidade escolar nos períodos  manhã/noite e antes do início dos treinamentos da tarde, os atletas cumprem uma hora de estudo obrigatório na biblioteca do CT, das 13h30 às 14h30. Quem supervisiona a atividade é a coordenadora operacional, Suely Valdstein de Queiroz. “Os atletas utilizam este horário para estudar para as provas ou fazer tarefas passadas pelos professores”, disse. A coordenadora revelou ainda que faz pessoalmente o acompanhamento da freqüência escolar e das notas dos atletas. “Entendemos que tão importante quanto a preparação para o futebol, com uma orientação física, técnica e tática adequada, com ótima estrutura de treinamento, alojamento e alimentação, é a preparação para a vida, através do estudo”, afirmou. A ênfase com o ensino é tão latente que está até no slogan do CT de Penápolis: Educação, Disciplina e Treinamento. No entanto, engana-se quem pensa que o tema educação parou por aqui, quinzenalmente os atletas devem retirar um exemplar de qualquer tipo de livro,  na biblioteca da cidade e depois contar a história que escolheram. “Isso faz com que eles tornem-se leitores assíduos e enriqueçam seu conhecimento e vocabulário”. Além de todo este aparato, os atletas contam ainda com o auxílio da informática para a elaboração de trabalhos, já que o local dispõe de dez computadores conectados a internet. “A educação tem que fazer parte do dia-a-dia do atleta, pois já dizia Monteiro Lobato que uma grande Nação se faz com homens e livros. Estamos fazendo a nossa parte para um Brasil cada vez melhor”, finalizou a coordenadora.

Foto: Atletas tem a disposição sala de informática para auxiliar nos estudos

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade