Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

05/07/2008

Judô busca vitória nos Jogos Regionais

Detalhes Notícia

A delegação penapolense vai participar da 52ª edição dos Jogos Regionais em 19 modalidades. Aproximadamente seis mil atletas da região vão se enfrentar de 14 a 26 de julho em 22 modalidades.
O judô é de origem japonesa e significa “caminho suave”. O esporte foi fundado por Jigoro Kano em 1882. Além de desenvolver técnicas de defesa pessoal, a modalidade fortalece o físico, a mente e o espírito de forma integrada. Kano reuniu a essência do jujutsu, arte marcial praticada pelos bushi, ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O esporte foi considerado oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918). O mestre Kano define a luta como: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.
Atualmente é um dos esportes mais praticados com milhares de lutadores e federações espalhados pelo mundo. Os ensinamentos não restringem seus adeptos a homens com vigor físico, também mulheres, crianças e idosos praticam a modalidade. Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. A vestimenta usada é chamada judogi (kimono), que com o cinturão forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, embora o azul seja apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.
Segundo Luiz Carlos Moreira, técnico do judô, o elenco é formado por 14 atletas penapolenses (cinco feminino e nove masculino), dentre eles três universitários que chegarão próximo aos jogos. O trabalho está sendo desenvolvido desde janeiro com treinos durante a semana e competições desde abril. Ainda segundo ele, a expectativa é de uma boa classificação do grupo que vem atuando de maneira bastante eficaz e conquistando bons títulos. O preparo está direcionado para o Nague-No-Kata (apresentação de cinco técnicas de golpes) e Tachio-Waza (luta em pé). “Espero que a torcida penapolense apóie a nossa equipe durante as lutas. Esse incentivo dentro de casa ajuda o atleta na briga pela vitória”, finalizou. (A/I)

Foto: O trabalho com o judô está sendo desenvolvido desde janeiro

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade