Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

09/05/2008

Jogos Regionais nasceu em Presidente Prudente

O Jogos Regionais, que Penápolis sediará de 14 a 26 de julho deste ano, teve início em 1950, em Presidente Prudente, Região Oeste do Estado de São Paulo. Foi organizado por um grupo de dirigentes que acreditavam no esporte amador como fonte de revelação de novos talentos.  Desde aquela época, as competições que se organizavam em algumas regiões paulistas, evoluíram e se tornaram eliminatórias para os Jogos Abertos do Interior.
Em 1953, os Jogos do IV Campeonato Aberto da Alta Sorocabana foram incluídos no Calendário de eventos esportivos do ”DEFE” – (Departamento de Educação Física do Estado), atual Coordenadoria de Esportes e Lazer e da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. A cidade sede dos Jogos foi Presidente Prudente, que recebeu 1200 jovens atletas, representando 22 municípios. As modalidades disputadas foram: Atletismo, Basquete, Vôlei, Tênis, Tênis de mesa, Ciclismo, Xadrez e Beisebol.
Os Jogos Noroestino aconteceram pela primeira vez em 1952, em Guararapes, apenas com a modalidade de natação. Paralelamente aos Jogos da Alta Sorocabana, o DEFE oficializou também em 1953, os “II Jogos Noroestino”, que reuniram em Araçatuba cerca de seis mil atletas de 16 cidades, inclusive o município de Campo Grande/MS. Em 1956, a modalidade de tiro ao alvo passou a ser oficial nos jogos.
A denominação Jogos Regionais foi instituída em 1956 quando surgiram também os Jogos do Vale do Paraíba, oficializado no ano seguinte. O certame teve como sede a cidade de São José dos Campos e a inclusão da modalidade da malha na competição.
Em 1957, o Governador Jânio Quadros - nascido no Estado do Mato Grosso - autorizou a realização dos Jogos Noroestino além das fronteiras do Estado de São Paulo, na cidade de Campo Grande com a participação de 19 municípios. Na mesma época, os Jogos da Araraquarense aconteceram em São José do Rio Preto, e mesmo sem caráter oficial contaram com a colaboração direta do DEFE.
Em 1958, a Região da Araraquarense foi oficializada. Ainda em caráter experimental, o DEFE organizou os Jogos da Paulista, da Média e Alta Mogiana.
Em 1959, os Jogos Regionais foram oficializados com o Estado dividido em Regiões: Alta Sorocabana, Noroestino, Vale do Paraíba, Araraquarense, Média Mogiana, Paulista e Alta Paulista.
Em 1962, os Jogos passaram a abranger mais duas Regiões: Litoral e Zona Sul. Também foram incluídas novas modalidades na competição: Boxe, Futsal e Bocha.
A partir de 1970, o DEFE promoveu uma alteração significativa em relação aos Jogos. Estes passaram a ser classificatório para os Jogos Abertos do Interior, visando que todas as regiões se empenhassem para uma melhor preparação técnica. O Estado de São Paulo ficou dividido em cinco zonas: Norte (Regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba), Sul (Grande São Paulo e Sorocaba), Oeste (Bauru e Presidente Prudente), Leste (Campinas e Ribeirão Preto) e Litoral (São Paulo Exterior e Vale do Paraíba), desde então, a competição se restringiu aos municípios do Estado de São Paulo.
Até 1983, os Jogos eram disputados em cinco zonas específicas: Norte, Leste, Centro-oeste, Sudeste e Sudoeste.  No ano seguinte, a Coordenadoria de Esporte e Recreação, promotora do evento, realizou a competição em seis zonas. A Zona Sudeste foi desmembrada, contando apenas com as cidades da Baixada Santista, Litoral Sul e Grande São Paulo. Com a divisão, foram criados os Jogos Regionais do Vale do Paraíba, que contaram com os municípios do Litoral Norte.
A partir de 1988, os Jogos passaram a ser realizados em Regiões Esportivas, tendo oito sedes regionais no Estado: 1ª Região Esportiva: Grande São Paulo, 2ª Região Esportiva: São José dos Campos, 3ª Região Esportiva: São José dos Campos, 4ª Região Esportiva: Campinas, 5ª Região Esportiva: Ribeirão Preto, Franca, Barretos e Araraquara, 6ª Região Esportiva: São José do Rio Preto e Araçatuba, 7ª Região Esportiva: Presidente Prudente e Marília, 8ª Região Esportiva: Sorocaba.
Os Jogos Regionais são realizados anualmente no mês de Julho. As cidades sedes de 2008 são: 1ª Região Esportiva: São Caetano do Sul; 2ª Região Esportiva: Caraguatatuba; 3ª Região Esportiva: Lins; 4ª Região Esportiva: Rio Claro; 5ª Região Esportiva: Jaboticabal; 6ª Região Esportiva: Penápolis; 7ª Região Esportiva: Dracena e 8ª Região Esportiva: Itu. (A/I)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade