Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

07/07/2011

Jogos Regionais: Delegação penapolense terá 282 pessoas

Com total apoio da Prefeitura Municipal de Penápolis, as equipes da Secretaria de Esportes participarão do 55º Jogos Regionais, em Jales. As disputas acontecem até o dia 15 deste mês. A delegação penapolense é composta por 282 pessoas, divididas entre dirigentes, pessoal de apoio, técnicos e atletas. Penápolis participa da 1ª Divisão e a intenção é ficar entre os cinco primeiros colocados na classificação geral. A cidade estará representada nas modalidades de atletismo masculino e feminino livre, atletismo PCD masculino e feminino, basquete feminino sub-21, basquete masculino livre, biribol masculino livre, bocha masculino livre, capoeira masculino e feminino livre, ciclismo masculino livre, futebol masculino sub-21, futsal feminino sub-21, futsal masculino livre, ginástica artística masculino até 16 anos, ginástica artística feminino até 14 anos, handebol feminino sub-21, handebol masculino livre, judô masculino e feminino livre, malha masculino livre, natação masculino e feminino livre, natação PCD masculino e feminino livre, taekwondo masculino e feminino livre, tênis feminino sub-21, tênis masculino livre, vôlei de praia masculino e feminino livre, vôlei feminino sub-21, vôlei masculino livre, xadrez feminino sub-21 e xadrez masculino livre. A delegação penapolense ficará alojada na Escola Jacira de Carvalho da Silva e na Escola Osvaldo Soler. O Chefe da Delegação é o professor Roberto Carlos Calez, secretário municipal de Esportes.

 

Histórico

Os Jogos Regionais tiveram início em 1950, na cidade de Presidente Prudente, oeste do estado com a finalidade da revelação de novos talentos. Desde aquela época, os campeonatos que se realizavam em algumas regiões paulistas evoluíram e se tornaram eliminatórios para Jogos Abertos do Interior. Em 1953, os Jogos do IV Campeonato Aberto da Alta Sorocabana que havia voltado a ser em Presidente Prudente, foram incluídos no calendário oficial de eventos esportivos do Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo (DEFE), atual Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. Nesta edição participaram 1.200 jovens, de 22 municípios e foram disputadas as modalidades de basquetebol, voleibol, tênis de mesa, atletismo, ciclismo, xadrez e beisebol. Nesse ano, também foi oficializado pelo calendário do DEFE os II Jogos Nordestinos, que reuniram em Araçatuba dezesseis cidades e cerca de mil atletas, tendo ainda a participação do município de Campo Grande (MS). A denominação oficial só foi instituida em 1956. Em 1957 além dos Jogos Nordestinos, que foi realizado em Campo Grande (MS) e do Campeonato Aberto da Alta Sorocabana, surgiu oficialmente os Jogos do Vale do Paraíba, com primeira cidade sede São José dos Campos e os Jogos Araraquarense que aconteceu de forma não oficial, mas em colaboração da DEFE, na cidade em São José do Rio Preto. Em 1958, a região dos Araraquarenses teve seus Jogos oficializados e, em caráter experimental, o DEFE organizou os Jogos da Paulista e Alta Paulista e da Média e Alta Mogiana, e no ano seguinte, 1959, a organização oficial dos Jogos Regionais do interior com o Estado de São Paulo sendo dividido em oito (8) regiões: Alta Sorocaba, Nordestino, Vale do Paraíba, Araraquarenses, Média e Alta Mogiana, Paulista e Alta Paulista. Em 1962, com o crescimento dos eventos e do interesse da comunidade esportiva de São Paulo, os Jogos Regionais passaram a abranger, além dessas oito regiões citadas, mais duas áreas, o Litoral e a Zona Sul. A partir de 1984, os Jogos Regionais passaram a ser disputados em seis zonas. Foram desmembrados os Jogos Regionais da Zona Sudeste, criando-se os Jogos Regionais do Vale do Paraíba e Litoral Norte, ficando assim estruturados: Zona Norte; Zona Leste; Zona do Vale do Paraíba e Litoral Norte; Zona Sudeste; Zona Centro-oeste. A partir de 1988, os Jogos Regionais passaram a ser realizados por regiões esportivas. Atualmente, com a emissão da Portaria G. CEL 08/2004, os Jogos foram divididos em 8 oito regiões esportivas com suas subdivisões. Os Jogos Regionais, durante todos esses anos, têm alcançado seu objetivo de promover a massificação e o intercâmbio esportivo, contando com um número, cada vez maior, de atletas e de municípios inscritos, revelando valores como Hortência e Paula, no basquetebol, Aurélio Miguel, no judô, e Cláudio Kano, no tênis de mesa, entre outros.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade