Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

01/07/2008

Handebol vai brigar por medalha nos Jogos Regionais

Detalhes Notícia

Penápolis vai sediar a 52ª edição dos Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. O evento será realizado de 14 a 26 de Julho e conta com a participação de 57 municípios. A delegação penapolense vai participar em 19 modalidades.
O Handebol foi criado pelo alemão Karl Schelenz em 1919. O nome é derivado de “handball”. A modalidade era baseada em outros esportes praticados desde o Século XIX, na Europa Setrentional e no Uruguai. Era praticado na relva em um campo similar ao do Futebol. Atualmente, a maioria dos jogadores pratica apenas o Handebol de quadra. Hoje em dia, a modalidade está em ascensão no Brasil, mesmo não tendo conquistado nenhum ouro olímpico. Os jogos oficiais têm duração de uma hora, em dois tempos de trinta minutos. O jogador só pode dar três passos com a bola na mão, depois tem que passá-la, arremessá-la ou driblar como no Basquete. Não há limite para substituições. Com exceção dos goleiros, nenhum jogador pode ficar dentro das áreas de seis metros que circundam os gols. O goleiro pode atuar como qualquer outro jogador, desde que não ultrapasse sua área ao conduzir a bola. A falta faz parte da tática defensiva e acontece quando um jogador impede um adversário de prosseguir através de um contato físico. Um número ilimitado de faltas é tolerado, desde que elas sejam feitas sem o uso excessivo de força e violência. Toda falta normal é cobrada na linha tracejada (ou linha dos 9 metros) e a equipe atacante inteira precisa estar atrás desta linha no momento da cobrança. Ao cometer falta desleal, o jogador pode ser punido com exclusão de 2 minutos ou até cartão vermelho, que o elimina do jogo. Se um mesmo atleta é excluído por 2 minutos três vezes numa mesma partida, ele também é eliminado. Se um jogador estiver em posição para fazer um gol e sofrer falta por trás ou for agarrado, o infrator é punido com um tiro de sete metros, semelhante ao Penalty do Futebol. Só existem escanteios se o último jogador a tocar na bola não for o goleiro. Se o árbitro verificar que um dos times não está fazendo força para atacar, ele pode assinalar jogo passivo e conceder a posse de bola para equipe adversária. Quando a bola sai pela linha lateral, é cobrado o arremesso lateral, no qual o jogador deve ter um dos pés em cima na linha. Diferentemente do Futebol, o Handebol não tem impedimentos e os passes são feitos com as mãos. O atleta destro prefere jogar pela esquerda, assim como um jogador canhoto prefere atuar pela direita, pois seu braço de arremesso ficará pelo lado de dentro da quadra, o que favorece um maior ângulo para o tiro. Os jogadores usam uma cola especial nas mãos para ter um contato mais firme com a bola.
Segundo Gilberto Martins Junqueira Junior, técnico de Handebol Masculino e Feminino, as equipes tem chance de uma boa classificação. No time feminino a maioria das atletas é penapolense, mas, conta com alguns reforços de fora. Já o masculino terá apenas um reforço. O grupo está se preparando com treinos quatro vezes por semana. Além disso, participam de amistosos para melhorar o desempenho e entrosamento do elenco. “Gostaria que a população prestigiasse os jogos de handebol porque a presença da torcida ajuda a incentivar os atletas a brigarem pela vitória”, finalizou.

Foto: O handebol masculino terá apenas um reforço de fora para a disputa dos Regionais

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade