Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

19/05/2020

FPF não descarta retomar Série A-2 a partir de outubro

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
“Em outubro, novembro e dezembro poderíamos fechar as competições”, disse o presidente da FPF

A Série A-2 está paralisada há 62 dias e pode ficar assim por mais um bom tempo. Com o número de mortes e infectados em decorrência da pandemia do novo coronavírus crescendo diariamente, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, não descartou a possibilidade da competição ser retomada a partir de outubro. “Nossa paciência é muito maior. Nosso tempo vai além de junho e julho. Em outubro, novembro e dezembro poderíamos fechar as competições”, disse, fazendo a referência as Séries A2 e A3 do Campeonato Paulista. O presidente da FPF ainda afirmou que São Caetano e São Bento, times  que disputam as Séries D e C do Campeonato Brasileiro, respectivamente, teriam que disputar várias partidas em um curto espaço de tempo se a retomada da competição realmente acontecer a partir de outubro. “É muito difícil voltar ao mesmo tempo o Estadual e a Série C do Brasileiro. Mas se isso ocorrer que se adeque a tabela e volto a frisar: vai ter que ocorrer um desprendimento de todos. São Bento e São Caetano vão ter que jogar mais vezes e em um intervalo curto entre uma partida e outra”, apontou. Reinaldo Carneiro Bastos ainda revelou que a orientação da FPF é para que os clubes não renovem com os atletas que tinham ou têm o vínculo se encerrando entre abril e maio. “A nossa orientação para os clubes que têm atletas com contrato terminando, que são a maioria da Série A-2, é de que não renovem. Esperem. Quando houver uma sinalização para o retorno, vocês vão negociar por um curto período de tempo com valor menor do que estavam praticando neste momento, porque não vai ter outro lugar para se jogar futebol, a não ser os estaduais”, finalizou.

A situação dos times na A-2

Sem data, mas com o acerto de que a competição irá voltar, os clubes do Campeonato Paulista da Série A-2 de 2020 estão, cada um de uma forma diferente, trabalhando para ver como vão fazer quando a bola retornar a rolar dos gramados. Cada agremiação está em uma situação diferente, financeiramente falando, e montam o planejamento de acordo com suas limitações. Confira como está a situação atual de cada uma das 16 equipes da competição:

Audax - Como o clube trabalha com o elenco, em sua grande parte, formado por jovens jogadores, advindos das categorias de base, a maioria tem contratos longos e a equipe não terá grandes mudanças na volta. O Audax é o 10º colocado, com 15 pontos.

Atibaia - A maior parte dos contratos dos jogadores que estavam jogando terminou no dia 30 de abril ou 10 de maio. Porém, a diretoria do clube vem conversando com os atletas para continuarem no clube. O Atibaia é o 11º colocado, com 14 pontos.

Juventus - Elenco e comissão técnica do Juventus, em acordo, aceitaram a redução salarial e o Moleque Travesso deve vir com o mesmo time assim que os jogos da Série A-2 voltarem a acontecer. O clube vem fazendo ações de marketing para angariar fundos. O time ocupa a sétima colocação, com 18 pontos.

Monte Azul - Sem recursos financeiros, por conta do não repasse da cota pela FPF, o Monte Azul perdeu 15 atletas no dia 30 de abril. Porém, o clube pretende realizar acordos para que os vínculos possam ser renegociados. O time liderou boa parte da competição e ocupa a quarta colocação, com 19 pontos.

Penapolense - Em situação complicada na competição, vice-lanterna, com apenas nove pontos, o Penapolense está com problemas também com o seu elenco, já que não teve condições financeiras para mantê-lo. O presidente do clube já declarou dificuldades para voltar com o futebol em 2020.

Portuguesa de Desportos - Querendo voltar aos dias de glória, a Lusa trabalha em duas frentes: a primeira é fazer ações de marketing para arrecadar recursos. A segunda é manter a base da equipe e ainda se reforçar, já anunciando a contratação do atacante Anselmo. A Portuguesa é a oitava colocada, com 18 pontos.

Portuguesa Santista - Mesmo bem na competição, a Portuguesa Santista se viu sem recursos financeiros, pois a FPF não repassou a cota do último mês, e não renovou o contrato com a maior parte do elenco e ainda dispensou a comissão técnica. Apenas três jogadores da equipe ainda têm vínculo. A diretoria ainda conversa com os outros jogadores, para um novo contrato, com valores menores. A Briosa é a terceira colocada, com 20 pontos.

Red Bull - O Red Bull tem um caso semelhante com o do Audax. Como a sua equipe é formada quase que na totalidade por jogadores oriundos da base, a maioria tem contratos longos. Porém, a situação do time na classificação está longe de ser confortável: 14º lugar, o primeiro fora da zona de rebaixamento, com 10 pontos.

Rio Claro - Outro clube que teve dificuldades financeiras com o não repasse da cota,  o Rio Claro também não renovou com a maior parte do elenco e, pelo que tudo indica, vai finalizar a competição, assim que a bola voltar a rolar, com jogadores oriundos das categorias de base. O time é o 13º colocado, com 13 pontos.

São Bernardo - A administração que assumiu o clube antes do início do campeonato fez acordos com os jogadores e o Tigre deve vir com praticamente o mesmo elenco no retorno do futebol. Líder da Série A-2, com 22 pontos, o São Bernardo chegou a sondar e observar que a competição seria encerrada onde parou. Porém, ao que tudo indica, ela deve ser retomada.

São Bento - Dos times que estão fora da zona de classificação, é o que vive a melhor situação. O time, que havia se reforçado antes da paralisação, vinha em franca recuperação e tinha deixado a briga contra o rebaixamento para estar em nono, com 18 pontos. Como está na Série C do Brasileirão, o São Bento tem uma ajuda da CBF de duas folhas salariais na média da competição nacional.

São Caetano - O São Caetano, neste período de quarentena, chegou a anunciar a desistência da Série D do Brasileiro, mas teve que voltar atrás, pois já havia recebido parte da ajuda da CBF. Com isto, o Azulão vem recrutando novos parceiros e renovando os contratos do elenco que vinha disputando a Série A-2, por isto não deve perder muitos atletas. A equipe é a sexta colocada, com 18 pontos.

Sertãozinho - O Sertãozinho vem conversando com os jogadores do elenco para um novo vínculo para assim que a Série A-2 for retomada. Porém, o clube já perdeu alguns atletas, como é o caso do volante Dener, que foi para a Ferroviária. O Touro é o 12º colocado, com 14 pontos.

Taubaté - Os vínculos de boa parte dos jogadores do Taubaté já se encerraram. O clube se posicionou junto aos atletas e afirmou que pretende manter o mesmo elenco assim que o torneio for retomado. A diretoria ainda possui algumas pendências com os jogadores, mas já disse que os valores serão quitados. O Burrão da Central é o vice-líder, com 21 pontos.

Votuporanguense - O CAV vive situação complicada. É o lanterna da Série A-2, com apenas nove pontos, e, atualmente, tem apenas três atletas com vínculo. O clube também dispensou todos os funcionários e, em nota, declarou que a volta do futebol neste ano seria a decretação de falência dos pequenos clubes.

XV de Piracicaba - Os contratos feitos no início da temporada pelo XV de Piracicaba com os jogadores já se encerraram. Porém, a diretoria já fez acerto com 11 atletas. O goleiro Mota, os laterais Jefferson Feijão e Robertinho, os zagueiros Diego Jussani e Paulão, o volante Bruno Lima, os meio-campistas Daniel Costa e Filipe Cirne e os atacantes Marcelinho, Erik e Caio Mancha. O Nhô Quim é o quinto, com 19 pontos.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade