Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

26/06/2020

Estados estão trabalhando para o retorno do futebol

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Os Estados estão se preparando para retornar com o futebol

Mesmo com a situação da pandemia de coronavírus ainda causar números grandes de contaminados e mortes no Brasil, os dirigentes do futebol estão trabalhando para o retorno das atividades. Interrompidos do meio para o final das competições, os campeonatos estaduais serão os primeiros a voltarem. Uma competição, o Campeonato Carioca, já retornou, teve duas partidas realizadas, foi interrompida novamente e agora tem data para voltar no próximo domingo. Alguns outros estaduais, como o Catarinense, já têm dia para a volta. Porém, outras federações ainda nem pensaram em uma data. 

Confira como está cada caso dos estaduais no Brasil:

REGIÃO NORTE

Acre - Nenhum dos nove clubes que disputam o Campeonato Acreano oficializaram o pedido de desistência. A possibilidade foi aberta pela Federação de Futebol do Acre (FFAC), na última reunião com os dirigentes, por causa dos custos envolvidos para cumprir o protocolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dessa forma, todas as equipes devem estar presentes no segundo turno. Com a confirmação das equipes, o próximo passo para a retomada dos jogos seria a redefinição da tabela. No entanto, como o Governo do Acre prorrogou o decreto estadual até dia 29 deste mês.

Amapá - A Federação Amapaense de Futebol (FAF) montou uma equipe multidisciplinar para atuar no plano de retomada da modalidade no Estado. Chefiada pelo médico Diego Azevedo e pelo projetista Marlos Carvalho, a equipe vai trabalhar seguindo os protocolos de saúde e segurança determinados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Netto Góes, presidente em exercício da FAF, adianta que ainda não há data definida para retorno do futebol no Amapá, mas, a possibilidade é que as atividades voltem no mês de agosto.

Amazonas - A Federação Amazonense de Futebol resolveu que o Campeonato Estadual não retorna mais em 2020. Agora, há uma dúvida: Vai ter campeão? Vai haver rebaixados? Quais serão os representantes do Amazonas em torneios nacionais em 2021? Essas perguntas "pairam no ar" desde o dia 20 de março deste ano, quando os oito clubes participantes e Federação Amazonense de Futebol (FAF) decidiram pelo fim da competição por conta da pandemia da Covid-19. Seis clubes (Nacional, Princesa, Fast, São Raimundo, Iranduba e Manaus) votaram pelo cancelamento e dois (Penarol e Amazonas) contra. Porém, esta definição precisa ser unânime e entidade não retornou a discussão.

Pará - O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), anunciou no final da noite de terça-feira, 23, a liberação dos treinos de futebol de modo presencial a partir do dia 1° de julho, após os protocolos de segurança dos clubes da capital serem analisados pelas vigilâncias sanitária e epidemiológica do município, que deram o parecer técnico favorável. Os times da capital já marcaram o retorno para esta data. Ainda não há previsão para o retorno da competição.

Rondônia - Mesmo sem dia definido para o retorno dos jogos do Campeonato Rondoniense, a previsão é apenas para o mês de novembro, os clubes vão começando a se planejar para uma possível volta. O União Cacoalense, por exemplo, está planejando fazer uma pré-temporada em Londrina, no Paraná. Já os outros clubes tentam, levando em conta os seus limites, se estruturar para este retorno.

Roraima - O Campeonato Roraimense não tem data para retorno. A competição, que conta com apenas cinco equipes, tem ainda três jogos da fase inicial do primeiro turno para ser realizados, etapa final e todo o segundo turno pela frente. Os clubes estão buscando soluções para arrecadar fundos e poder voltar à competição dignamente, assim que tiver uma data para retorno.

Tocantins - O Campeonato Tocantinense foi suspenso em 18 de março, por causa da pandemia da Covid-19. A competição foi paralisada na fase de semifinais, quando seriam realizados no fim de semana seguinte (21 e 22) os jogos de volta. Na ida: o Palmas venceu o Araguacema por 1 a 0, e o Tocantinópolis empatou com o Interporto por 0 a 0. A FTF informou que ainda não há uma previsão para retorno. Conforme o vice-presidente da Federação, José Wilson, a data será definida apenas após ter liberação por parte dos órgãos competentes.

REGIÃO NORDESTE

Alagoas - O novo decreto do Governo de Alagoas liberou os treinos para os clubes que estão participando de competições nacionais e estaduais. Dessa forma, CSA e CRB voltam aos treinamentos presenciais na última terça-feira, dia 23. A liberação das partidas também depende do governo. O presidente da FAF, Felipe Feijó, espera que os jogos voltem no mês de julho.

Bahia - Os clubes já voltaram aos treinamentos, mas ainda não há uma previsão de quando o Campeonato Baiano será reiniciado. Paralisado desde o dia 17 de março, o estadual só poderá recomeçar após o início de julho. O Governo da Bahia prorrogou, no último fim de semana, o decreto que proíbe a realização de jogos de futebol no estado. A medida anterior vencia neste domingo, e a proibição agora valerá até o dia 6 de julho. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Ceará - A Federação Cearense de Futebol (FCF) esteve em reunião com os clubes participantes do Campeonato Cearense para debater o retorno da disputa. Ainda não há data definida para a volta do campeonato, mas a estimativa é de que a competição volte a partir do dia 20 de julho, data de início da última fase de transição do plano de retomada econômica anunciado pelo Governo do Estado do Ceará.

Maranhão - O Campeonato Maranhense deve voltar no dia 5 de agosto e os treinos estão autorizados a serem retomados a partir do dia 6 de julho. Foi o que ficou decidido na reunião entre Federação Maranhense de Futebol (FMF) e clubes, na manhã desta terça-feira (23), por videoconferência. No entanto, não houve acordo para que o campeonato fosse disputado em sede única em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Os jogos serão espalhados pelo estado.

Paraíba - As prefeituras de João Pessoa e Campina Grande liberaram a volta aos treinos e os principais clubes do estado estão, neste momento, realizando testes nos jogadores e profissionais do futebol para preparar o retorno das atividades. Já a federação local reuniu dirigentes e médicos dos dez clubes da primeira divisão para repassar o protocolo criado pela CBF. Porém, ainda não há data para a volta dos jogos.

Pernambuco - Os clubes filiados à Federação Pernambucana de Futebol iniciaram a realização dos testes que identificam a presença de anticorpos para o novo coronavírus. Assim que todas as agremiações finalizarem os testes, elas voltarão aos treinamentos. Porém, ainda não há data para o retorno dos jogos.

Piauí - Os dirigentes de clubes de futebol do Piauí se reuniram, nesta quarta-feira, por meio de videoconferência, para discutirem a renovação, até o dia 6 de julho, do decreto que estabelece restrições à circulação de pessoas durante a pandemia do coronavírus. Federação de Futebol do Piauí (FFP) e os representantes dos oito clubes que disputam a Série A do estadual reforçaram a possibilidade de concluir o torneio apenas em novembro. Os dirigentes foram informados pela FFP que o retorno do Piauiense 2020 depende do plano de retomada das atividades econômicas do governo estadual, dos decretos municipais e do calendário da CBF. Porém, o Albertão foi liberado para ter jogos com portões fechados pelo STJD.

Rio Grande do Norte - A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) organizou uma reunião com a comissão médica dos clubes potiguares para discutir o retorno do futebol e a conclusão do Estadual 2020, na manhã desta segunda-feira (22). A previsão é que os treinos comecem no dia 29 de junho e os jogos válidos pelo Campeonato Potiguar aconteçam a partir de 23 de julho, de acordo com sugestão dos profissionais da saúde.

Sergipe - A liberação de treinos das equipes profissionais de futebol em Sergipe, prevista para acontecer na última terça-feira (23), foi adiada. A informação foi divulgada pelo governador Belivaldo Chagas em coletiva de imprensa. O retorno dos treinos pode acontecer na próxima segunda-feira (29), após publicação dos protocolos sanitários individualizados por setor econômico pela Secretaria de Estado da Saúde. A Federação local trabalha com o retorno dos jogos no dia 25 de julho.

REGIÃO CENTRO-OESTE

Distrito Federal - Depois de paralisado desde 18 de março em função da pandemia do Covid-19, o futebol do Distrito Federal enfim teve uma luz no fim do túnel sobre a data prevista para o retorno das atividades do Candangão 2020. Em uma reunião realizada na noite da terça-feira através de vídeo conferência envolvendo Federação de Brasília e representantes dos oito clubes candangos sinalizou para o dia 18 de julho como data prevista para a retomada do campeonato brasiliense. Nesta data seria realizado o jogo atrasado da décima rodada envolvendo Gama x Real Brasília. A partir do dia 22 de julho então seria dado início na segunda fase da competição do Distrito Federal.

Goiás - Gestor de futebol do Goiás, Túlio Lustosa apresentou uma proposta para que o Campeonato Goiano seja retomado e finalizado em campo assim que as autoridades de saúde permitirem, no último dia 10. O dirigente conversou com representantes de clubes do interior e também com André Pitta, presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF). Porém, o governo do estado ainda não sinalizou com retorno.

Mato Grosso - Segundo o diretor de competições da Federação Mato-grossense de futebol, Diogo Carvalho, a retomada dos jogos do Estadual dependerá exclusivamente do governo do Estado e das prefeituras com times representantes na fase de quartas de final. Só com o aval das agências de saúde é que os jogos poderiam ser realizados. Diante da situação que em cada cidade ou região a disseminação do contagio é diferente, e cada município esta agindo de acordo com a sua própria situação sanitária. O Cuiabá, de olho na Série B do Brasileiro, iniciou as atividades.

Mato Grosso do Sul - Nada de bola rolando em gramados sul-mato-grossenses por enquanto. Na última quarta-feira (24), dirigentes de clubes e da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) se reuniram na sede da entidade, em Campo Grande, e decidiram por esperar o aval das autoridades da Saúde para retornar os jogos. Assim, o Campeonato Estadual segue suspenso e um novo encontro foi agendado para a segunda quinzena de julho. Há quem defenda o retorno apenas no fim do ano.

REGIÃO SUDESTE

Espírito Santo - Paralisado há três meses, o futebol capixaba ainda não tem data de retorno das atividades. A Federação está sem movimentação financeira desde que o campeonato capixaba foi paralisado, no último dia 17 de março, e não há bem previsão de ajuda para os clubes para colocar em prática o protocolo. Porém, o presidente da entidade, Gustavo Vieira, rechaça a possibilidade de cancelamento da competição.

Minas Gerais - A Federação Mineira de Futebol acredita que o Estadual possa retornar no dia 26 de julho. Em reunião na Cidade Administrativa, o presidente da FMF, Adriano Aro, disse que encaminhou ao Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG) uma proposta de retomada do Campeonato Mineiro, que será avaliada e respondida nos próximos dias. Presentes no encontro, membros da Secretaria de Saúde de Minas veem de forma positiva a volta do futebol no estado, assim como integrantes dos clubes da capital.

Rio de Janeiro - Foi o primeiro estado a retornar com os jogos, há uma semana. Porém, Fluminense e Botafogo eram contra a volta e, mesmo assim, duas partidas foram realizadas, mas clubes não seguiram o protocolo corretamente e o prefeito da capital, Marcelo Crivella, decretou nova paralisação. Mas, o decreto termina nesta quinta-feira, dia 25, e uma decisão do STJD aprovou o retorno para o dia 28, domingo, quando será finalizada a quarta rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca.

São Paulo - Por muito tempo, a Federação Paulista de Futebol trabalhou com a data de 15 de junho para o retorno dos treinamentos para as equipes da Série A-1 estadual. Porém, o governador do Estado, João Doria Júnior, autorizou a volta dos treinos apenas para o dia 1º de julho. Nesta semana, os clubes estão fazendo exames em atletas e outros profissionais. Ainda não há data para retorno dos jogos.

REGIÃO SUL

Paraná - O Campeonato Paranaense completou 100 dias desde sua última partida nesta terça-feira (23) e ainda não tem data de retorno durante a pandemia do coronavírus. No dia 15 de março, o último jogo de futebol profissional no Paraná aconteceu: o Coritiba goleou, por 4 a 0, o Athletico Paranaense no Couto Pereira vazio após um recuo da Federação Paranaense de Futebol (FPF), que tinha confirmado a realização dos jogos normalmente. A situação crítica que o Paraná vive com a covid-19 hoje deve atrasar ainda mais o retorno do futebol paranaense. Sem data, a única certeza é que a FPF faz questão do término do Estadual.

Rio Grande do Sul - O governo do Rio Grande do Sul e a Federação Gaúcha de Futebol se reuniram para debater o plano de retomada do Campeonato Gaúcho, paralisado desde março por conta da pandemia de covid-19.O Estadual está previsto para retornar no dia 19 de julho. O restante do Gauchão teria 22 dias de duração, com uma eventual final entre campeões dos dois turnos no dia dos pais, 9 de agosto. Todas as partidas serão disputadas com portões fechados e seguindo protocolos de segurança, conforme planejado anteriormente.

Santa Catarina - A bola a partir do dia 8 de julho em Santa Catarina, sem a presença de público. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) anunciou o reinício do Estadual, interrompido no dia 16 de março em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Em nota oficial, a entidade garantiu que a decisão está em consonância com decreto estadual, que proíbe eventos esportivos públicos ou privados até dia 5 do próximo mês.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade