Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

04/01/2007

Destaque: Penápolis revela mais um bom árbitro

Detalhes Notícia

Penápolis não realiza um curso para formação de árbitros de futebol e futsal há vários anos, por isso, a renovação no segmento quase não existiu. Numa área tão carente de novos nomes, a exceção fica para o jovem Antonio Marcos Barbosa (foto), 23 anos, que está sendo considerado a grande revelação da arbitragem local.

Somente em 2006 atuou nos principais campeonatos da cidade e apitou a decisão do Torneio de Futebol do Fátima batizado de “Troféu Plínio Ramos dos Santos” e Torneio de Futebol do Eldorado que levou o nome de “Troféu Benone Soares de Queiróz”. Em ambos os campeonatos foi elogiado por sua atuação firme, onde mostrou-se conhecedor das regras.

Incentivado por amigos, Barbosa iniciou na arbitragem há menos de quatro anos. Neste período fez o curso de formação de árbitros promovido pela extinta Associação de Árbitros de Penápolis e participou da reciclagem de futsal ministrada por Márcio Luiz Augusto (Bauru) com promoção da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

A partir de então passou a trabalhar em todos os certames realizados na cidade, com destaque para o Campeonato Amador, Dente-de-Leite, Veteranos, Torneio dos Cobras, Cobrinhas e Ferinhas. Barbosa também trabalha nos campeonatos promovidos pelo departamento de esportes do Lago Azul.

Pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer já participou da Fase Municipal e Sub-Regional do Campeonato Estadual de Futebol e também dos Jogos Escolares. A boa atuação nestes eventos valeram-lhe convites para trabalhar ainda em campeonatos realizados nas cidades de Valentim Gentil, Cafelândia e Mira Estrela. Como ocorre em todas as profissões, Barbosa disse que teve dificuldades no início da carreira, já que a pouca idade fazia com que alguns atletas não o tratassem com respeito devido. “Hoje isso não existe mais, já que com o tempo fui adquirindo mais experiência e ao mesmo tempo ganhando o respeito dos atletas e técnicos”, disse.

Entre o futebol e o futsal, revelou sua preferência pela modalidade de quadra, que, segundo ele, é mais dinâmica. No momento, Barbosa não pretende fazer o curso promovido pela Federação Paulista de Futebol e seguir os passos do árbitro Flávio Rodrigues Guerra. “A distância até a capital paulista e o custo do curso inviabilizam minha participação”, disse. Barbosa, no entanto, pensa em fazer um curso federado de arbitragem de futsal, que é regionalizado.

Sobre o seu estilo, o penapolense revelou que não se espelha em ninguém para apitar. “Sigo o conselho de um amigo que diz que o importante é assimilar e aplicar o que de melhor cada árbitro tem. Procuro sempre ser o mais justo possível ao interpretar corretamente as regras”, concluiu. O próximo evento que Barbosa irá trabalhar será o Torneio dos Cobras e Cobrinhas que terá início amanhã, 5, no ginásio municipal de esportes Antonio Castilho Braga.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade