Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

14/11/2013

Começa hoje o 3º Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas

Terá início nesta quinta-feira, 14, a partir das 20h00, no ginásio municipal de esportes "Antonio Castilho Braga", em Penápolis, o 3º Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas. O evento é realizado pela Adefipe (Associação dos Deficientes Físicos) e Rotaract Clube, em parceria com a Prefeitura Municipal de Penápolis, através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude. O evento tem a finalidade de fomentar a inclusão social das pessoas com deficiência através do esporte, contribuindo para elevação de sua autoestima, melhorando significativamente sua qualidade de vida, além de apresentar ao público a grande capacidade de superação das pessoas com deficiência, quebrando paradigmas e preconceitos antes estabelecidos. Estarão em Penápolis as cinco melhores equipes de Rugby Sobre Cadeira de Rodas do país, ADEACAMP (Campinas/SP), BSB Quad Rugby (Brasília/DF), Gigantes (Campinas/SP), Gladiadores (Curitiba/PR) e Minas Quad Rugby (Belo Horizonte/MG). A programação prevê jogos amanhã e no sábado, sempre com entrada franca. Compareça e prestigie.

 

Conheça o esporte

O Rugby em Cadeira de Rodas, também chamado de Quad-rugby, é para atletas com deficiência em pelo menos três membros (ex: lesão medular, polio) ou 4 membros (ex: amputação), foi criado no  Canadá no final da década de 1970, como opção desportiva para pessoas com alto grau de deficiência, que por conta disto não tinham oportunidade em jogos de basquete em cadeira de rodas. Entrou nos Estados Unidos em 1982 e rapidamente se difundiu pelo mundo. Entrou como desporto de demonstração nos Jogos de Atlanta 1996, e é praticado na categoria mista, ou seja, podem jogar ao mesmo tempo jogadores do sexo masculino e feminino. O objetivo do jogo é ultrapassar com a posse da bola entre cones dispostos na linha de fundo do adversário.  Cada jogador recebe uma pontuação de acordo com o grau de deficiência, variando de 0.5 (maior deficiência) a 3.5 pontos (menor deficiência). As equipes são formadas por quatro atletas e não devem ter a soma dos jogadores maior do que oito pontos. Utiliza-se quadras de tamanho oficial de basquete e bolas semelhantes as de vôlei. No Brasil, a modalidade é organizada pela Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas, que gere competições regionais e nacionais, o fomento do esporte, além das seleções Brasileiras, Adulto e Universitária. Para saber mais sobre o esporte, acesse: http://rugbiabrc.org.br/jogo/

Tabela Completa:

SEXTA-FEIRA
09h00 – Adeacamp (Campinas) x BSB (Brasília)
11h00 – Minas (Belo Horizonte) x Gigantes (Campinas)
14h00 – Adeacamp (Campinas) x Gladiadores (Curitiba)
16h00 – BSB (Brasília) x Minas (Belo Horizonte)
19h00 – Gladiadores (Curitiba) x Gigantes (Campinas)

SÁBADO
09h00 – Minas (Belo Horizonte) x Gladiadores (Curitiba)
11h00 – BSB (Brasília) x Gigantes (Campinas)
14h00 – Adeacamp (Campinas) x Minas (Belo Horizonte)
17h00 – Gladiadores (Curitiba) x BSB (Brasília)
19h00 – Gigantes (Campinas) x Adeacamp (Campinas)


Conheça as cinco equipes que participarão do torneio no jornal impresso.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade