Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

10/01/2013

CAP faz parceria com ong em prol ao meio ambiente

Detalhes Notícia

Em sua estreia na elite do Campeonato Paulista, o Clube Atlético Penapolense ganha o reforço de um ‘camisa 12’ especial: o meio ambiente. A cada gol marcado pelo CAP, 100 árvores de diferentes espécies nativas serão plantadas.

A ação ‘Semeando Gols’ é fruto de uma parceria entre o clube e uma das principais ONGs de recuperação florestal do país, a Flora Tietê, também sediada em Penápolis. Todas as mudas serão plantadas ao final da competição na região da cidade. A expectativa é que a ascensão do CAP e o apoio da torcida impulsionem o time para as primeiras posições da tabela e, consequentemente, aumente o número de mudas a serem plantadas. De acordo com o gerente de marketing do Penapolense, Alessandro Rodrigues Pinto, o futebol é uma poderosa ferramenta de comunicação que precisa ser usada para outras causas, que não o esporte. "O futebol é uma ferramenta de marketing e comunicação muito poderosa. É preciso aproveitar todo este potencial para chamar a atenção de um grande número de pessoas – já que a modalidade é considerada a paixão nacional – para mensagens positivas como a sustentabilidade", afirmou. O vice-presidente da Flora Tietê, Arnaldo Maschietto Filho, comemorou a parceria com o CAP e ressaltou a importância de alertar a sociedade sobre as consequências da devastação florestal. "Sem as árvores tudo se deterioraria e, infelizmente, ainda estamos nesse caminho, com um grande risco de extinção de espécies muito importantes para a natureza como um todo. Quando se extingue uma espécie arbórea no planeta não é apenas ela que poderá desaparecer, mas sim toda uma cadeia de espécies que podem depender exclusivamente dela". No Brasil existem mais de 7.800 espécies de árvores já catalogadas, e além delas cerca de 3.000 ainda não identificadas. A Flora Tietê produz, principalmente, espécies dos biomas de Mata Atlântica e Cerrado que são as formações florestais mais comuns do Estado de São Paulo. A ONG já produziu, em seus 26 anos de existência, cerca de 600 espécies destes dois biomas. Foram mais de 36 milhões de mudas produzidas que já se transformaram em árvores, dentre elas o extinto Pau-Brasil. Isso torna a Flora Tietê a maior Associação de Recuperação Florestal do Brasil e um dos maiores viveiros particulares.

 

FLORA TIETÊ

A Flora Tietê atua em todo o Estado de São Paulo e conta com dois viveiros de mudas, localizados nos municípios de Penápolis e São José do Rio Preto. Já foram plantadas mais de 31 milhões de mudas viáveis - mudas que se transformaram em árvores de 130 espécies diferentes, todas nativas do Brasil – o que garantiu um dos recordes da organização. Entre as espécies produzidas, muitas estão em risco de extinção, como por exemplo: Pau-brasil, Mogno, Cedro-rosa, Jequitibá-rosa e Jequitibá-branco. As mudas de espécies nativas produzidas são utilizadas na recuperação de matas ciliares, na manutenção de fragmentos florestais e em projetos de repovoamento de áreas degradadas. Em conjunto, os dois viveiros de mudas são capazes de produzir quatro milhões de mudas por ano, o que torna a FLORA TIETÊ um dos maiores viveiros particulares do Estado de São Paulo. Além de tudo isso, a FLORA TIETÊ fundou há 9 anos o Parque de Educação Ambiental – PARBI, que visa educar através de um parque temático situado em sua sede na cidade de Penápolis-SP. Com visitas escolares, de associações e do público em geral, busca a conscientização ambiental de crianças e adultos na formação de sua cidadania, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

O PARBI já recebeu, desde sua fundação, mais de 35.000 crianças cadastradas em livros de visitas, de escolas públicas e privadas da cidade e região.  

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade