Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

21/04/2023

Campeonato Paulista da 2ª Divisão começa hoje

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
O Campeonato Paulista da 2ª Divisão será disputado por 36 times

Nesta sexta-feira, 21, quando a bola rolar no Nogueirão para União Mogi x Flamengo de Guarulhos, começará mais uma edição do Campeonato Paulista da 2ª Divisão. Acontece que esta será a última edição da segundona como conhecemos, pois para o próximo ano teremos um campeonato dividido em dois. Sim, já não basta ser a maior e mais difícil competição do Estado, agora vários clubes tradicionais além de brigar pelas duas vagas do acesso terão que também fugir do rebaixamento. A partir de 2024, a Segundona será dividida em duas divisões: Segunda A (com os classificados do terceiro ao décimo sexto lugar desta temporada, além dos dois rebaixados da Série A-3 deste ano) e Segunda B (com as demais equipes e licenciados). O regulamento mudou pouca coisa em relação ao ano passado. Serão 36 times, que na primeira fase foram divididos em seis grupos regionalizados. Os quatro melhores vão à segunda fase, onde serão divididos, de acordo com critérios técnicos, em seis grupos de quatro equipes. Os dois melhores de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados estarão classificados à terceira fase. Na terceira fase mais quatro grupos de quatro times cada com os dois primeiros de cada chave avançam para as quartas de final. A partir desta fase, a competição será disputada em mata-mata, com os empates sendo decididos nos pênaltis o que é a principal novidade para a nova temporada. Para ficar simples entender: Serão 20 rebaixados. As equipes que chegarem na terceira fase se garantem na nova quarta divisão. Dois conquistam acesso para série A-3. Entre os participantes a principal ausência é o Olímpia, clube rebaixado da Série A3 do ano passado, ficará fora do campeoanto por conta da falta de laudos no seu estádio deixando a cidade de Olímpia sem futebol profissional depois de 36 anos consecutivos. Outras ausências são Assisense, Itararé, Osvaldo Cruz e Andradina que estavam na disputa no ano passado, mas não jogarão em 2023. Já Tanabi, Tupã, Mogi Mirim, União Barbarense, Barcelona e Nacional, este último rebaixado da A-3 retornam para a disputa da última divisão. O Penapolense faz parte do grupo 1, junto com Santacruzense, Fernandópolis, Tanabi,  Tupã e Vocem de Assis. Abaixo, um breve relato das equipes do grupo: 

Santacruzense
Dona de uma das piores campanhas da Segundona no ano passado, a Locomotiva precisou se reinventar e entra otimista na disputa do campeonato. O clube está sendo reestruturado, tem nova direção, novo técnico e há um projeto em andamento que não visa apenas a participação no campeonato, mas a viabilidade do acesso. A Esportiva está sendo comandada pela AASA (Associação Aprendendo Ser Atleta), que foi o primeiro clube que Neymar jogou antes de chegar ao Santos e se mostrar ao mundo. O treinador é bastante conhecido da região da Baixada Santista, Reginaldo Fino trabalhou nas categorias de base do Santos por 8 anos e teve chance de revelar vários meninos da Vila como Diego, Robinho, Renato, Thiago Maia entre outros. Profissionalmente treinou o Cambé e a Portuguesa Londrinense no Futebol Paranaense e o Osvaldo Cruz em São Paulo. Entre os jogadores do elenco para 2023 destaque para o Zagueiro Robson ex-Portuguesa e São Bento, e para os atacantes Murilo, vindo do Bangu, Pompeo e Kevin. Nos amistosos preparatórios duas derrotas fora de casa. Para Sub-20 do Santos, no CT Rei Pelé e 1 a 0 contra o Noroeste, em Bauru. 

Fernandópolis
O ano de 2022 foi um ano para ser esquecido pelo Fefecê, pois foi dono de uma das piores campanhas da competição, terminando em 30º lugar, dentre 36 equipes. Além disso, o time se viu no meio do turbilhão de acusações sobre manipulação de resultados e muitas outras polêmicas noticiadas pela grande mídia. Por tudo isso, o ano de 2023 parece ser de incerteza. A julgar pela falta de informações a respeito de elenco e amistosos preparatórios, a Águia pinta como uma das favoritas do grupo ao rebaixamento para nova divisão. O que se sabe é que o treinador será Ederson Araújo, que estava treinando o Coxim no sul-matogrossense e acumula passagens por Campinense, Velo Clube, Caucaia e Atlético Cajazeiras.

Tanabi
O Tanabi, campeão da terceira divisão em 1956, disputará a Bezinha pela primeira vez desde 2020 e retorna cheio de vontade de Surpreender. A base do time será a mesma que foi bicampeã dos jogos abertos do interior e fez ótima campanha na copinha 2023. Na ocasião o verdão foi 100% de aproveitamento no grupo que tinha Náutico e Portuguesa e só foi eliminado na segunda fase em duelo contra a Chapecoense. O treinador da equipe na Segundona será o experiente Jorge Saran, que acumula passagens por Corinthians, Mirassol, Olímpia, Vila Nova e Londrina. Saran chegou ao clube no ano passado para treinar o time no Paulista Sub-20 e seguiu com os mesmos atletas pela copinha e agora na Segundona. Entre os destaques do time estão o Zagueiro/lateral Direito Rychard, o meia Guilherme Cananéia e os atacantes Balotelli e Gustavo.

Tupã
Ausente da Segundona desde 2020, o Tricolor da Alta Paulista retorna depois de um período de reestruturação. A diretoria do Índio Guerreiro começou regularizando todas pendências com a Prefeitura de Tupã e junto à Federação Paulista de Futebol (FPF) para a retomada das atividades esportivas. Vale lembrar que o clube deixou de disputar a Segundona depois que a Prefeitura de Tupã vetou o uso do estádio Alonso Carvalho de Braga. Depois veio a criação de uma nova identidade visual, inspirada no primeiro escudo adotado a partir da fundação do clube. Até finalmente o time retornar oficialmente na Copinha 2023. Falando em Segundona o time montado é modesto e foi feito a base de várias parcerias com empresários e com peneiras realizadas nas cidades da região. O treinador será Plínio Godoy, ex- auxiliar de Fábio Carille no Corinthians e que tem passagens por Grêmio Catanduvense, Noroeste, Penapolense, Barretos e União São João de Araras. Entre os contratados destaque para o meia Wallace Ruan ex-Palmeiras, Oeste, Juventus e Seleção Brasileira de Base.

VOCEM
Imagina só Ponte Preta e Guarani se unindo para representar Campinas ou Botafogo e Comercial unidos em prol de Ribeirão Preto. Pois é mais ou menos isso que acontece com o VOCEM para 2023. Lógico que a rivalidade é bem menor do que as citadas, mas o time Mariano e seu rival de cidade o Assisense se uniram e formaram um único time para representar Assis e buscar acesso para a Série A3. Algo que deve ser inédito no futebol brasileiro. O VOCEM foi um dos primeiros times da Segundona a iniciar treinamento. O elenco treina junto desde o fim de janeiro. No início o time começou sendo comandado por Gilberto Barbosa, o Papagaio, mas ele acabou deixando o clube por motivos pessoais e para seu lugar foi contratado um veterano de segundona, Carlinhos Alves, que tem em seu currículo dois acessos para série A-3, em 2014 com o Nacional e no ano seguinte com o Olímpia. No elenco atletas com experiência na disputa da Segundona como o Volante Beto, o zagueiro Léo Zarelli e o lateral Cleison Índio. Há também atletas vindos de outros estados principalmente do futebol paranaense e sul-matogrossense. Se otimismo for critério para definição de favoritismo pode colocar a equipe de Assis na briga, pois a união entre os dois clubes caiu muito bem na cidade que está apoiando com afinco o time.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade