Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

16/01/2010

Campeonato Paulista começa hoje

O maior Estadual do Brasil, o Campeonato Paulista, terá início neste final de semana. Com os elencos mais fortes do certame, Corinthians e São Paulo vão deixar a competição para escanteio por conta da Libertadores. Melhor para Palmeiras e Santos, que assumem a condição de favoritos ao título. Apesar de sempre dificultarem a vida dos times grandes, os clubes do Interior não devem aprontar em 2010. Essa responsabilidade pode ficar a cargo da Portuguesa, que se reforçou bem e poderá pintar na semifinal.

Regulamento
O Paulistão de 2010 terá 20 clubes que vão jogar entre si em turno único na primeira fase. Ao fim das 19 rodadas, classificam-se os quatro melhores para as semifinais e os últimos quatro serão rebaixados para a Série A-2. As quatro melhores equipes do Interior, que não estiverem na semi, disputarão o Título do Interior.

TABELA
HOJE
16h00 – Bragantino x Oeste
16h00 – Rio Claro x Botafogo
17h00 – Palmeiras x Mogi Mirim
19h30 – Ituano x Mirassol
19h30 – Ponte Preta x Santo André

AMANHÃ
11h00 – Sertãozinho x Barueri
17h00 – Monte Azul x Corinthians
17h00 – São Paulo x Portuguesa
19h30 – Rio Branco x Santos
19h30 – São Caetano x Paulista

Quatro grandes iniciam Paulistão com atenções divididas

Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, candidatos naturais ao título do Campeonato Paulista, iniciarão a competição de 2010 com suas atenções divididas. Enquanto o Alvinegro do Parque São Jorge e o Tricolor do Morumbi vêem a Libertadores da América como prioridade, palmeirenses e santistas enxergam a Copa do Brasil como principal torneio do primeiro semestre. Isso não significa, no entanto, que as quatro principais forças do torneio deixarão o estadual abandonado ou não utilizarão suas maiores novidades, como o corintiano Roberto Carlos, o santista Giovanni, o palmeirense Léo ou o são-paulino Marcelinho Paraíba, recém-chegados às suas novas casas.
Um dos sete novos integrantes do grupo de Mano Menezes, o meio-campista Tcheco, contratado junto ao Grêmio, garantiu que o Corinthians tratará a competição com seriedade e buscando a conquista de um bicampeonato que não chega ao Parque São Jorge desde o início da década de 80, mesmo poupando alguns atletas em determinados momentos da competição. "Alguns deverão ser poupados em determinados jogos. Teremos uma mescla e por isso é importante um bom elenco, mas em toda competição que o Corinthians entra é pensando em títulos. Estamos defendendo o título do Paulista e essa será uma responsabilidade a mais", profetizou, prometendo seriedade desde a estreia, diante do caçula Monte Azul, domingo. O técnico Mano Menezes também prometeu força na briga pela defesa do troféu. "Vamos focar e iniciar com a mesma disposição do ano passado, pois é a primeira competição que vamos jogar, um campeonato importante. Nosso grupo foi montado com essas características para jogar as duas (Paulista e Libertadores) em alto nível", assegurou.

São Paulo
Também envolto na busca pela América, o São Paulo, que disputará sua sétima Libertadores seguida, seguiu os mesmos passos do Corinthians e levou para o Morumbi um 'caminhão' de reforços, capazes de dar ao técnico Ricardo Gomes um grupo diversificado e pronto para ser utilizado em duas frentes paralelamente. Marcelinho e Carlinhos Paraíba, Xandão, André Luis, Fernandinho e Léo Lima chegaram ao Morumbi dispostos a fazer história e transformar a equipe novamente na principal potência do país.
"O São Paulo entra para ganhar todas as competições. Se tiver cuspe à distância, também vai entrar para ganhar. Com o Campeonato Paulista, não vai ser diferente. Os jogadores ainda estarão se entrosando, vai servir para isso, mas vamos querer o título também", avisou Léo Lima, que já sentiu o gostinho de ser campeão paulista duas vezes: em 2006, vestindo a camisa do Santos, e em 2008, pelo Palmeiras.
O técnico Ricardo Gomes, no entanto, deixou escapar que o início do Paulistão acabará sendo uma espécie de 'laboratório' para o time entrar com todo o gás e bem entrosado na busca pela quarta taça continental. "Tenho sete jogos no Paulista. Além de dar espaço para os jovens jogadores, isso já prepara o time que vai enfrentar, no dia 10 (de fevereiro), o primeiro jogo da Libertadores. A partir daí, acho que a fase de preparação já estará encerrada e vamos atacar nas duas competições", prometeu, dando uma escorregada na sequência. "Já estou no clima da Libertadores, pois a história do São Paulo não permite que seja de outra forma". Alijados da disputa pelo título da Libertadores da América em 2010, Santos e Palmeiras querem usar o primeiro semestre do ano justamente para garantir vaga na principal competição continental no ano que vem. De que forma? 'Imitando' o que fez o Corinthians em 2009 e conquistando, além do Paulistão, o título da Copa do Brasil.

Palmeiras
O presidente do Verdão, Luiz Gonzaga Belluzzo, prometeu não priorizar a competição nacional e abandonar o Paulista. "O objetivo é disputar todos os campeonatos igualmente. Não vamos priorizar a Copa do Brasil, pois clubes bem sucedidos jogam tudo para ganhar, não apenas Copa do Brasil ou Brasileiro", pontuou. Apesar da decepção de não ter ficado sequer com a quarta vaga disponível no último Campeonato Brasileiro, mesmo após ter liderado a competição durante 19 rodadas, o Palmeiras manteve Muricy Ramalho no comando técnico pregando a sequência do trabalho. "Nós ficamos 19 rodadas na liderança e se o time não tivesse qualidade não teria ficado tanto tempo em condições tão boas. Algo de bom ficou e, por isso, mantivemos as principais peças para este ano. Ficou um sentimento de decepção, e não de fracasso", argumentou o presidente. Sem contar com Vagner Love, um dos poucos que realmente fracassaram no clube - segundo a ótica do próprio dirigente -, liberado para o Flamengo, o Palmeiras terá um problema a mais para administrar na luta pela Copa do Brasil e pelo Campeonato Paulista: a ausência de um verdadeiro camisa 9, pois o clube perde, além de Love, Ortigoza e Willians, este acertado com o Fluminense, ficando apenas com Robert e Lenny (machucado) como opções para formar o ataque.

Santos
Na Vila Belmiro, agora sob novo comando, o grande problema também está no chamado 'homem-gol'. Dorival Júnior, campeão da Série B do Brasileirão com o Vasco, assumiu o lugar de Wanderley Luxemburgo 'órfão' de um centroavante, já que Kléber Pereira deixou o clube na virada do ano. Mas ganhou vários novos jogadores e um ânimo novo para tentar ganhar o Paulistão ou a Copa do Brasil. Desconhecidos e apostas como Zé Love, ex-Palmeiras, Luciano Castán, ex-União São João, e Maranhão, ex-Guarani, chegaram ao clube junto de um velho ídolo: Giovanni. Aos 37 anos, o jogador, vice-campeão brasileiro em 1995, chegou pela terceira vez ao clube com duas promessas. Se aposentar ao fim do contrato, em agosto, e conquistar ao menos um título com a camisa do clube que aprendeu a amar. "O Santos é favorito ao título no Paulista e na Copa do Brasil. Acredito 100% nisso e, se Deus me abriu essa porta, vou lutar com todas as forças para que isso aconteça. Acho que todo atleta que joga em um clube como o Santos tem de pensar assim", pregou o jogador, ainda sem data certa para reestrear no time da Vila.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade