Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

25/05/2012

Calez e Feltrin participam de debate com acadêmicos

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Calez e Feltrin entregam camisa do CAP a Walter da Silva

Os secretários municipais Carlos Alberto Feltrin (Governo e Gestão Participativa) e Roberto Carlos Calez (Esportes) participaram no último dia 18, em São Paulo, de debate com acadêmicos da Educação Física e Esporte. O evento foi coordenado pelo deputado estadual Vicente Cândido e o assessor de esporte e cultura da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Walter da Silva, e reuniu dirigentes esportivos de todo o Estado. O objetivo do encontro foi definir uma política pública para o esporte, em todos os níveis, federal, estadual e municipal. Segundo o professor Roberto Carlos Calez, secretário municipal de Esportes, o encontro foi importante, já que teve o objetivo de mudar a visão do esporte como política pública de fato. “Temos que ter a noção de que o esporte é muito mais do que tirar as crianças das ruas, das drogas. O esporte forma o ser-humano, garantindo-lhe saúde e vida. Por isso, devem ser elaborados projetos em nível federal e estadual, vinculando o esporte a saúde para obtenção de recursos próprios, assim como acontece com a Educação e a Saúde”, afirmou Calez.

Princípios
Para que isso seja possível devem ser priorizados a democratização do uso dos espaços públicos e acesso ampliado à prática esportiva; democratização do sistema esportivo; construção de uma proposta de esporte e lazer comunitário; projeto político, através do esporte, que privilegia a promoção do cidadão do município, alavancando o desenvolvimento qualitativo de sua cultura corporal esportiva e lúdica; formação de uma cultura esportiva, como meio de desenvolvimento do esporte e de transformação social e a massificação do esporte de forma permanente e frequente, entre outros.

Diretrizes
Entre as principais diretrizes para que os princípios propostos possam ser atingidos estão a integração e o suporte para as áreas que compõem as políticas sociais do município, como educação, cultura, saúde, meio ambiente, segurança pública e turismo; a criação de instrumentos de participação popular, especialmente, com a criação dos Conselhos Gestores; garantia  de acesso da população em geral à prática corporal esportiva e aos demais interesses socioculturais do lazer; mobilização da população para a participação em eventos, competições, torneios, jogos e outros acontecimentos esportivos, sempre no sentido de servir como forma de integração e de manifestação de sua cidadania e investimentos nos talentos oferecendo oportunidades para o desenvolvimento técnico e ascensão no cenário esportivo.

Produtivo
O professor Roberto Carlos Calez e Carlos Alberto Feltrin avaliaram como produtivo o encontro, pois os princípios e diretrizes podem ser aplicados integralmente na Secretaria Municipal de Esportes de Penápolis, que mantém escolinhas que já revelaram para o Brasil atletas como Solonei Rocha (atletismo), Breno Renan (Judô), Ana Tércia (atletismo), Matheus Cotulio (futebol), Caputo (futsal) e Amanda (vôlei) entre outros. No encontro, o professor Calez teve a oportunidade de contar as experiências positivas do esporte em Penápolis, entregou camisas do CAP aos palestrantes. Na ocasião, o deputado Vicente Cândido confirmou a emenda parlamentar de R$ 250 mil que será destinada a construção de mais um lance de arquibancada no Estádio Municipal Tenente Carriço.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade