Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

29/04/2009

Breno conquista vaga para Universíade

Detalhes Notícia

O judoca penapolense Breno Renan Bufolin Alves venceu no último final de semana, na cidade de Piracicaba, o Campeonato Universitário Nacional de Artes Marciais, válido pela segunda etapa da Liga do Desporto Universitário, uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Koch Tavares, agência oficial da CBDU, com co-patrocínio de Nokia e Redecard e apoio de Bauducco, Contax e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Piracicaba. Com esta conquista o penapolense garantiu sua vaga na delegação brasileira que estará participando da Universíade/2009 (Olimpíada Universitária), que será realizada de 01 a 12 de julho em Belgrado, na Sérvia.
A partir de 2005, as Olimpíadas Universitárias inauguraram uma nova era para o esporte universitário brasileiro. Fruto de uma parceria de oito anos (dois ciclos olímpicos) entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o evento passou a substituir os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). As Olimpíadas Universitárias, reunindo atletas entre 18 e 28 anos, são um evento anual, com etapas estaduais e nacionais. A organização nacional do evento é de responsabilidade do COB e da CBDU. As etapas estaduais são organizadas pelas Federações Universitárias de cada estado, com apoio do COB e da CBDU. Nas seletivas estaduais, são definidas quais universidades representarão seu estado em cada uma das modalidades a serem disputadas na etapa nacional.

Recursos
Para a realização da etapa nacional, o Comitê Olímpico Brasileiro utiliza os recursos da Lei Agnelo/Piva, com base no percentual destinado ao desporto universitário. A maior competição do esporte universitário brasileiro reúne cerca de 3,5 mil participantes de todo o País. A competição, que abrange instituições de ensino superior públicas e particulares, é disputada em oito modalidades: Atletismo, Basquete, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Vôlei e Xadrez, durante nove dias. A modalidade de judô reuniu centenas de atletas (masculino e feminino), de todo território nacional e as competições que tiveram início às 9 h da manhã, terminaram somente à meia-noite, com a entrega da premiação. Devido a grande quantidade de inscritos, a disputas foram realizadas com sistema de eliminatória simples, ou seja, quem perdesse uma luta ficaria fora da disputa pelo ouro. Breno, que é formado em jornalismo, representou a Universidade Unisantana, da capital paulista, onde atualmente cursa educação física e para chegar ao título de campeão de sua categoria (Ligeiro – 60kg), realizou e venceu seus quatro combates, contra os representantes da UEM/PR, UNIP/SP e dois da SANTANA/SP. Sabendo das dificuldades ao enfrentar atletas de destaque nacional, Breno não deu chance ao azar e lutou de maneira bastante segura e agressiva, vencendo suas lutas de forma incontestável, tendo inclusive na semi-final derrotado o atual reserva da seleção nacional principal em menos de 10 segundos de luta. “Estava muito focado neste campeonato, pois sei da importância de estar representando o Brasil numa Universíade, evento que reúne judocas de nível olímpico de vários países e que será de extrema importância para minha carreira; estou muito feliz, pois além de garantir a vaga, parece que a princípio meu irmão Allan será o fisioterapeuta que estará integrando a comissão técnica do Brasil que viajará para a Universíade”, comentou Breno. Segundo informações extra-oficiais, somente 3 judocas do masculino e 3 do feminino terão suas viagens bancadas pela seleção nacional. Como a equipe é formada por 14 judocas no total, o restante dos atletas terá que bancar suas despesas, caso esta informação se confirme. Breno, que foi o único representante de sua faculdade que conquistou o ouro, que foi o em antas"prensa em geral que sempre tem dado destaque s Jogos Regionais e Abertos, e infelizmente terei que pedir a  comentou:- “Não sei qual critério será usado, torço muito para estar entre os escolhidos, caso contrário terei que correr atrás de alguma ajuda financeira, pois esta competição é de extrema importância para minha carreira; aproveito para dedicar esta vitória e agradecer a todos de Penápolis, familiares, amigos e também a imprensa em geral que sempre tem dado destaque às minhas conquistas”.

Foto: Breno, ao centro, junto com os demais participantes da competição

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade