Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

03/01/2009

Brasileiros vão à Libertadores em busca de marcas

Pelo ranking histórico da Libertadores divulgado pela Conmebol, o Brasil está mais do que bem representado na disputa em 2009. São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro são os times do país que integram o top 20 da lista, que tem 179 equipes. Na 50ª edição da Libertadores, os quatro lutam diretamente por posições e por marcas. O São Paulo, 12º colocado e mais bem colocado clube brasileiro na classificação histórica da competição, soma 231 pontos (contando sempre três por vitória), apenas seis a mais que o Palmeiras. O time do Parque Antarctica poderá igualar essa pontuação apenas na primeira fase da Libertadores deste ano, quando enfrenta o Real Potosí. O Palmeiras, que se reapresentará na segunda-feira, será o primeiro brasileiro a estrear na disputa - enfrenta o adversário boliviano no dia 29, em São Paulo, e vai a Potosí fazer o jogo da volta no dia 4 de fevereiro.
Só por realizar essas duas partidas, os palmeirenses irão superar os são-paulinos em número de jogos na história da Libertadores - terão 130 jogos, contra 129 dos tricolores, que só entram na disputa na fase de grupos, no dia 18 de fevereiro, no Morumbi, contra Peñarol ou Independiente de Medellín. O Palmeiras é o recordista do país em número de vitórias (67, contra 66 do São Paulo) e de gols (237, contra 204 do rival). Os dois clubes paulistanos são os que mais representaram o país na Libertadores -vão para a 14ª participação em 2009. Na lista que é liderada agora pelo River Plate (enfim o Peñarol foi superado em pontos), Grêmio e Cruzeiro aparecem um tanto distantes de São Paulo e Palmeiras, mas também têm históricos respeitáveis -são bicampeões do torneio. O Cruzeiro, que figura na 19ª posição, tem um aproveitamento de pontos na disputa maior do que o dos três brasileiros que estão à sua frente -64,9% de aproveitamento. O Grêmio, 18º colocado, soma 184 pontos, apenas um a mais que o Cruzeiro. Os dois clubes entram na disputa na fase de grupos, têm chaves relativamente tranquilas e devem somar um bom número de pontos, avançando ao mata-mata - os dois primeiros times de cada grupo se classificam. Os clubes brasileiros, de uma maneira geral, não estão bem colocados nessa lista histórica da Libertadores porque disputam menos a competição que os times de outros países. O Peñarol, por exemplo, vai para sua 38ª participação - é o recordista em edições disputadas. O lendário time uruguaio pode ser superado em pontos neste ano pelo arquirrival Nacional. O Sport, que volta em 2008 à Libertadores após duas décadas por ter vencido a Copa do Brasil, ocupa só a 135ª posição na lista. Também por isso não foi cabeça-de-chave - integra o grupo da LDU, atual campeã. O time pernambucano está atrás no ranking da Libertadores de Santos (22º), Flamengo (26º), Inter (36º), Corinthians (38º), Vasco (45º), São Caetano (54º), Atlético-PR (55º), Fluminense (59º), Atlético-MG (60º), Botafogo (67º), Guarani (70º), Bahia (84º), Criciúma (89º), Goiás (96º), Paysandu (100º), Coritiba (101º), Paraná (110º) e Santo André (130º). Outros times brasileiros que figuram na lista são Juventude (140º), Paulista (146º), Náutico (149º) e Bangu (167º). Todas as equipes do país que jogaram a Libertadores somaram ao menos um ponto. O Bangu, pior do país na lista, tem dois pontos.
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade