Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

30/12/2008

Atletas brasileiros da São Silvestre se alimentam mal

Atletas brasileiros que participam de corridas, especialmente maratonas e meias-maratonas, como a São Silvestre e a Maratona Internacional de São Paulo, não andam se alimentando adequadamente. É o que aponta estudo realizado em 2007 pelo Instituto Dante Pazzanese, hospital estadual referência em cardiologia.
Foram avaliados 22 atletas do sexo masculino com idade média de 37,3 anos, que passaram por consulta no ambulatório de Nutrição Cardioesporte do Dante na fase pré-competição e relataram os alimentos que consumiram nas 24 horas imediatamente anteriores. A alimentação analisada foi a dos dias úteis, desconsiderando finais de semana. 
Do total de atletas, 44% sequer estavam ingerindo a quantidade de calorias ideais em relação a seu peso.  O levantamento mostrou também que, na média, o consumo de carboidratos, cálcio e potássio entre os atletas ficou abaixo dos valores recomendados para a atividade que realizam. Já a ingestão de proteínas e lipídeos atendeu as recomendações diárias prescritas.
“Os atletas apresentaram consumo alimentar inadequado em relação a vários nutrientes, o que pode comprometer o desempenho nas competições e nos treinamentos. Quando, por exemplo, a ingestão de calorias é inferior à necessidade da pessoa, os estoques de gorduras e glicogênio (açúcar armazenado nas células) ficam comprometidos, prejudicando a prática da atividade física”, afirma o médico Daniel Magnoni, da Divisão de Nutrição Clínica do Dante Pazzanese. O estudo foi apresentado pelo Dante neste ano, durante congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Com base nos resultados, os profissionais da instituição prescreveram dietas balanceadas aos atletas avaliados. (A/I Secretaria de Estado da Saúde)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade