Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

29/10/2007

A fé entra em campo com os jogadores do CAP

O país mais católico do mundo está ficando cada vez mais evangélico. O resultado do último censo demográfico mostra que mais de 15% dos brasileiros – um rebanho de 26 milhões de pessoas –  são evangélicos. É um percentual cinco vezes maior do que em 1940 e o dobro do de 1980. Em estados como Rio de Janeiro e Goiás, o índice supera 20% dos habitantes. No Espírito Santo e em Rondônia, os evangélicos passam de um quarto da população. Esse ritmo indica que metade dos brasileiros poderia estar convertida em cinco décadas, tempo mínimo quando se fala em avanço religioso.

Ao contrário do que acontece com os católicos brasileiros, cuja maior parte nasce dentro da religião, mas não a pratica, os evangélicos levam a prática da fé a sério e quando convertidos aderem a uma denominação por conta própria, e se envolvem espiritualmente e socialmente nas atividades comunitárias nas igrejas onde são membros e freqüentam. Segundo dados do Instituto Superior de Estudos da Religião (Iser), 80% dos evangélicos dizem participar das cerimônias e das obras sociais com regularidade. As religiões cristãs não-católicas, como as evangélicas, têm sua origem no começo do século XVI, quando um monge alemão chamado Martinho Lutero se insurgiu contra Roma. No ano de 1517, revoltado com a venda de indulgências pelo papa, Lutero escreveu suas famosas 95 teses, que pregou na porta da catedral de Wittenberg. Foi o estopim da Reforma Protestante, que se tornaria uma das mais profundas transformações sociais da história humana.

Ao proliferarem em todas as camadas sociais, os evangélicos estão produzindo mudanças facilmente detectáveis. A mais visível delas acontece em público.

Nos campos de futebol, por exemplo, a imagem de jogadores mostrando camisetas com mensagens bíblicas e testemunhando sua fé através de entrevistas aos meios de comunicação é comum. O ambiente esportivo tornou-se menos hostil depois do aparecimento dos Atletas de Cristo. A maioria dos atletas evangélicos leva a sério a Palavra de Deus e não participam de brincadeiras machistas e degradantes envolvendo colegas, não se acabam em noitadas na véspera dos jogos e evitam xingar os árbitros.

 

CAP

A velha máxima do futebol diz que Deus não joga, mas fiscaliza. Para os jogadores, o Senhor esteve com eles nos jogos do Clube Atlético Penapolense durante todo o Campeonato da 2ª Divisão até o acesso a Série A-3, conseguido neste domingo. O elenco conta com 16 jogadores evangélicos, mais o técnico Lelo e o preparador físico Deivid.

No Pantera da Noroeste o comportamento dos jogadores sempre foi destacado pelos torcedores. Diferente de anos anteriores quando eram comuns atos de rebeldia com o descumprimento de normas e regras, a diretoria não enfrentou problemas extra-campo.

Para o meio-campista Jé, a postura do atleta profissional independente da religião. “Católico ou evangélico, o jogador tem que acreditar que nada na vida acontece por acaso, tudo é plano de Deus dentro e fora de campo” disse. Ele afirmou ainda que o relacionamento do grupo evangélico com os outros atletas é de muito respeito. “Os irmãos da Primeira Igreja Batista em Penápolis, da qual vários jogadores do CAP congregaram durante o Campeonato – o templo localiza-se na avenida Eduardo de Castilho, 808 -  realizaram cultos todas às quintas-feiras no estádio municipal e todos os jogadores participaram. Nosso objetivo foi trazê-los cada vez mais perto de Cristo”, revelou.

Sem discriminação, os torcedores acompanharam e aprovaram a prática da fé dos jogadores capeanos que em todas as oportunidades procuram exaltar o Senhor. Em várias partidas os jogadores entraram em campo empunhando uma faixa com os dizeres “Nossa diferença é Jesus Cristo”, e, sempre nas entrevistas agradecem a Deus e anunciam sua palavra.

“A mensagem da faixa é verdadeira, pois amparados por “Ele” estivemos aqui para trabalhar e honrar sua palavra. Nossa intenção foi consagrar o nome do Senhor, do CAP e de Penápolis e para honra e glória Dele nós conseguimos, concluiu o meio-campista Jé consagrado como o ídolo da torcida capeana.

 

Foto de cima: A família também sempre esteve presente na vida do meio-campista Jé. Ele com a esposa Aline os filhos Kevin e Caue, e as amigas Vânia e Aline, durante comemoração do acesso no Tenente Carriço

 

Foto de baixo: Os jogadores aproveitam todas as oportunidades para expressar sua fé

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade