Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ESPORTES

27/04/2018

15º Festival Esportivo da APAE será realizado hoje

A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Penápolis) realiza nesta sexta-feira, 27, o 15º Festival Esportivo, no ginásio de esportes “Nagib Sabino” e também nas quadras externas do Parque Aquático. As disputas, nas modalidades de futsal, basquete, vôlei, damas, dominó, judô e capoeira, começam às 07h30 e se estenderão até às 17h00, com a participação confirmada de mais de 10 cidades da região. No início do evento será realizado o cerimonial de abertura com a presença de várias autoridades municipais. Na sequência acontece o desfile das cidades participantes, a execução do Hino Nacional e o juramento dos atletas. No encerramento da parte oficial haverá apresentação especial preparado pelos alunos da instituição. 

História
Há 15 anos, em 2003, pensando nas poucas oportunidades de interação e participação em eventos realizados para alunos das Escolas de Educação Especial das APAES e usuários da Instituição, foi proposto o Festivo Esportivo da APAE de Penápolis, evento que abrangeria todas APAES do nosso Conselho Regional. Sendo o esporte uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano, a Escola de Educação Especial da APAE de Penápolis passa a incentivar a prática de modalidades esportivas, visando à socialização, a interação, o bem estar social e a uma qualidade de vida saudável, aliando a prática esportiva ao ambiente escolar. Segundo a professora de Educação Física, Lucimara Garcia, idealizadora do projeto: “O esporte não é apenas competição, somente entrar para tentar ganhar a qualquer custo, vai além das disputas acirradas dentro das quadras e estádios e cada vez mais cresce a importância do esporte como ferramenta de inclusão social.” O projeto começou com a participação de 100 alunos, hoje na sua 15ª edição calcula-se cerca de 300 alunos, divididos em diversas categorias. Buscando a motivação dos alunos e profissionais inseridos no processo educacional, o evento oportuniza ainda a troca de experiências entre os profissionais de Educação Física, elaborando melhores diretrizes para o crescimento profissional de todos. Os professores de cada unidade não têm a necessidade de trazer equipes fechadas, pois as mesmas podem ser formadas com alunos de cidades diferentes se necessário, dando a oportunidade para todos participarem de todo o processo. Já nas suas últimas edições grande parte das cidades participantes compareceu com equipes completas, aumentando a competitividade durante os jogos. O mecanismo de premiação proporciona a todos participantes indistintamente dos resultados obtidos durante os jogos realizados, medalhas a todos os alunos e cada cidade recebe um troféu marcando sua participação no Festival. A APAE de Penápolis acredita que o Festival Esportivo contribui para firmar, sobretudo na educação permanente dos alunos, não apenas o desenvolvimento físico, mas também o incentivo ao espírito criativo, e a participação comunitária em um ambiente de solidariedade e paz visando com isso à melhoria na qualidade de vida de todos eles. Acredita também que promovendo momentos recreativos, culturais e esportivos, onde os participantes possam desenvolver suas habilidades e capacidades, aprender a conviver com as vitórias e as derrotas sem supervalorizá-las fazem parte da vida. Concluindo, a experiência do trabalho de alguns anos com a realização do Festival Esportivo da APAE de Penápolis, oportunizou a observação de que os resultados alcançados na melhoria e qualidade de vida ultrapassam os resultados esperados, uma vez que o cotidiano nos permite verificar expressões que, muitas vezes, não são reconhecidas pelos métodos da ciência, como o brilho de um olhar e o significado de um sorriso.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS>

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade