Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CARTA DO LEITOR

20/09/2019

100 anos de existência: 
"Reverenciando o Passado, Construindo o Futuro"
E.E. Luiz Chrisóstomo de Oliveira - 1919/2019

Pelos idos de 1900, teve início o desenvolvimento da colonização, construção e fundação de Penápolis. Junto com a criação do Município e expansão da estrada de Ferro Noroeste, vieram para cá muitas famílias de imigrantes.
O desenvolvimento foi exponencial, portanto a escola dos Padres Capuchinhos já não era suficiente para a demanda de tantas crianças e jovens. Em 16 de setembro de 1919, a cidade tem a solenidade de inauguração da “Escola Reunida de Penápolis”, que foi sediada próxima à Igreja Matriz. Vale ressaltar que no mesmo dia e ano foi lançada a pedra fundamental da Irmandade de Santa Casa de Penápolis. 
A prosperidade é iminente, e em 1920, a escola tem seu nome publicado e homologado: “Grupo Escolar de Penápolis”. E no ano de 1923 tem sua sede firmada na Praça 09 de Julho, 36, onde permanece até a presente data, tendo o prédio sido tombado no ano de 2002.
A escola prospera e em 1945, passa a se chamar “Primeiro Grupo de Penápolis”, porém manteve-se apenas por 10 anos, já que em 7 de setembro de 1955 recebe a denominação de Grupo Escolar “Luiz Chrisóstomo de Oliveira”, em homenagem ao seu patrono.
A escola sempre foi motivo de orgulho e inclusão social, passando no ano de 1963 a atender: classe de Deficiente Intelectuais, Curso de Suplência de 1º e 2º Graus. A partir de 1989 passa a atender a classe de Deficientes Auditivos, Visuais e Físicos. 
No ano de 1.994 ocorreu a Reestruturação do II Ensino Oficial do Estado de São Paulo, quando passou a atender alunos do ciclo I (1ª a 4ª séries do Ensino fundamental), permanecendo as classes de Deficientes Visuais/Físicos/Auditivos e Intelectuais. 
Em 2005 a escola adere ao Projeto Escola de Tempo Integral, que oferece oito horas de aulas para o Ensino Fundamental, implantado em 2.006.
Até os dias atuais a U.E se destaca investindo na qualidade do ensino, de vida e com o tempo integral, faz com que as crianças tenham mais Educação, Entretenimento, Convivência saudável entre todos e principalmente, tirando-os da rua ou da frente da televisão, mostrando-lhes  um Universo diferenciado.
Hoje a escola conta com 250 alunos, atendendo do 1º ao 5º ano. Oferecendo também,  projeto de Reforço e recuperação para todos os alunos, que necessitam.
É com grande orgulho, satisfação e cheia de motivos para Festejar os 100 anos de Existência. 
Escola Estadual "Luiz Chrisóstomo de Oliveira": Reverenciando o Passado, Construindo o Futuro.

Ercília Medeiros, Penápolis/SP, por e-mail

Envie seu artigo para o "Carta do Leitor"

Envie-nos, através do e-mail carta@diariodepenapolis.com.br sua mensagem com críticas, sugestões ou para discutir algum assunto de interesse público. A mensagem deverá conter seu nome completo, RG e endereço de e-mail válido.

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade