Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CARTA DO LEITOR

15/09/2017

O GRITO

A tela pintada por Pedro Américo, retratando em sua visão artística, a Independência do Brasil do jugo da Coroa de Portugal, mostra um panorama  de um imenso esplendor, às margens do Riacho do Ipiranga na capitania de São Paulo, perpetuando o dia 07/09/1822, sobre o histórico e  grande feito de Dom Pedro I, desembainhando a sua espada reluzente e com extrema  ira e energia  gritasse aos quatro ventos, após, receber uma carta da corte no Rio de Janeiro “INDEPENDÊNCIA OU MORTE”, libertando o Brasil dos grilhões que prendiam à corte portuguesa. 
Aparentemente, o  momento nos  parece  de que a Independência do Brasil já  estava  decretada, mas, é  de  bom  entendimento  de  que, os tramites legais  para a efetivação desta conquista duraria algum tempo,  uma  vez  que Portugal não ia entregar de “mão beijada” um patrimônio rico em ouro e pedras  preciosas. Entre a decisão de Dom Pedro e a aceitação da corte de Portugal levaria longos dias   para se efetivar, mesmo por que Dom Pedro que voltava de Santos, onde encontrara com Dona Domitília de Castro Canto e Mello, uma  de suas amásias, ela separada do esposo aceitou  a corte do príncipe herdeiro e este tido como mulherengo, era casado em primeiras nupcias com a princesa austríaca Dona Maria Leopoldina com quem teve 7 filhos e em segunda nupcias com a duquesa austríaca Amélia Bauharmais com quem também teve vários filhos, não exitou aos encantos e a oportunidade de ter um caso amoroso e com ela teve alguns filhos, e para não desampara-la deu-lhe a comenda de Marquesa de Santos e também à irmã  de Domitilia como  Baronesa  de  Sorocaba  com  quem  também  teve um romance secreto. Vejam bem,  a história conta que além destas amantes ele teve outras 16 mulheres da aristocracia palaciana, com quem deve ter tido filhos, uma vez que os métodos  anticoncepcionais nesta época eram ineficientes, se  é  que existiam, transformando-o em um grande reprodutor. Percebam então, porque Dom Pedro exitava tanto em descumprir ordens da coroa portuguesa em deixar o Brasil e  voltar para Portugal, além das amizades aqui adquiridas, a indolência de vida em que vivia, ainda o pasto era farto e nutritivo das mil e uma noites, foram contundentes motivos para a sua rebeldia , culminando no famoso DIA DO FICO.
Assim após as diversas correspondências e a irreverência do príncipe em não voltar à sua terra natal e declarar o Brasil liberto, criou-se a monarquia brasileira tendo como o primeiro imperador Dom Pedro I, uma vez cremos que a corte de Portugal aceitou esta separação, talvez até escutando os conselhos de Dona Maria I, mãe de Don João VI, que era conhecida por Dona Maria Louca, por ter problemas de ordem psíquica, que deve ter dito a D. JOÃO VI: “Deixa lá, aquele  teu  filho  desobediente, ficar  com  aquelas  terras dos quintos dos infernos, cheias de mosquitos transmissores de doenças, praga de piolhos, ratos, índios, feras bravias  e um povinho amaldiçoado composto dos ladrões e malfeitores que despachamos todos de nossas prisões aqui de Portugal”.
Ora vejam bem, segundo o Dr. Laerte Araújo do Valle, meu irmão mais novo, e de criações hilárias em seus apontamentos no face-book, que este grito do Ipiranga, foi deveras   de uma insensatez a toda a prova, para não dizer no chulo popular: uma tremenda defecada, o Brasil foi libertado de Portugal, e nos impediu de termos a preços módicos, o bacalhau, o azeite extra virgem, as azeitonas pretas o  vinho verde e o do porto, pagar  impostos menos onerosos, além disso de participarmos da  Comunidade Européia e ainda temos que suportar os restolhos de descendentes dos bandidos, ladrões  do Reino de Portugal  e que HOJE MILITAM O CONGRESSO NACIONAL  E GOVERNAM OS DESTINOS DESTE IMENSO PAÍS.
Este GRITO deveria ser o da INDEPENDÊNCIA DOS MILHARES DE DESEMPREGADOS, DOS ASSALARIADOS  COM DESCONTOS  EXORBITANTES DE IMPOSTO SEM RENDAS   EM  SEUS  HOLERITES, DOS  APOSENTADOS QUE A  CADA ANO VÊEM DIMINUÍDOS OS  SUAS JÁ DEFASADAS APOSENTADORIAS, DOS PROFESSORES QUE RECLAMAM DOS BAIXOS SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE APLICAREM OS SEUS CONHECIMENTOS, DOS DOENTES QUE RECLAMAM DE MELHORES ATENDIMENTOS NOS HOSPITAIS, DAS FAMÍLIAS QUE VÊEM  SEUS  FILHOS  MERGULHADOS NAS DROGAS E ETC.
Então DOM PEDRO I, não deveria o   Pedro Américo pintar as reais mazelas do Brasil, se futurista fosse? Com suas favelas fincada na República do Tráfico, sua infância desnutridas sua população reclamando de melhores   condições de vida, seus políticos, que assaltam  os cofres públicos, mergulhando como um “TIO PATINHAS” em malas, bolsos, cuecas, apartamentos e ETC cheios de dinheiro, ganhos ilicitamente com sacrifício, suor e sangue  dos seus compatriotas? Ora, ora, pois, pois, e tenho que dizer tudo isto aos habitantes deste imenso bananal, que anda... para... observa e segue para as um futuro de extrema incerteza. E viva o Brasil livre de Portugal e preso em sua falida constituição federal que pune a plebe e anistiam os poderosos senhores dos engenhos de Brasília.

José Maria do Valle, Penápolis/SP, por e-mail

Envie seu artigo para o "Carta do Leitor"

Envie-nos, através do e-mail carta@diariodepenapolis.com.br sua mensagem com críticas, sugestões ou para discutir algum assunto de interesse público. A mensagem deverá conter seu nome completo, RG e endereço de e-mail válido.

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade