Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

10/06/2026

O papel da Inglaterra no combate ao trabalho escravo no Brasil e o reflexo na atualidade

Imagem/Arquivo Pessoal
Detalhes Notícia

A história do Brasil frequentemente nos tem sido contada distorcendo a realidade. Aprendemos na escola que o país foi “descoberto” pelos portugueses quando, na verdade, essa imensa área rica em recursos naturais foi invadida por europeus. Como homem preto e afrodescendente, lembro-me de ouvir, na infância, lições baseadas em livros escritos por historiadores brancos. Eu não me via ali. Não havia professores pretos nos inserindo na história como atores centrais, o que gerava um profundo sentimento de desigualdade econômica, social e política.
Ao longo de mais de três séculos, a partir de 1530, a colônia demandou mão de obra sem qualquer ônus. Cerca de 4,8 milhões de seres humanos foram sequestrados de seus territórios na África e trazidos ao Brasil como mercadorias e ferramentas produtivas. O objetivo era único: enriquecer uma minoria de invasores, blindada por leis que ela própria produzia, sem participações dos pretos e povos originários.
Nos séculos XVIII e XIX, a Inglaterra exercia uma [...]

Walter Miranda (*)


Quer ler essa notícia na íntegra? Assine o Diário!

Se você é assinante do Diário, autentique-se abaixo e leia a notícia na íntegra.


© Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade