Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

03/02/2026

Música Sertaneja: Rosa & Rosinha

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia

Olá amigos amantes da música sertaneja, hoje escrevi sobre a dupla Rosa e Rosinha.
José Renato Castro e Daniel Cardamon e Sanchez, mais conhecidos como Rosa e Rosinha, formam uma dupla sertaneja brasileira que marcou época nas décadas de 1990 e 2000. Com letras engraçadas, paródias musicais e característicos trajes cor-de-rosa, conquistaram o coração do público ao longo de sua trajetória.
A história da dupla teve início em Jaú, onde José Renato e Daniel iniciaram suas carreiras em bandas de baile. Em 1993, deram vida à dupla Rosa e Rosinha, e o sucesso não tardou a chegar. A aparição no programa “Jô Soares Onze e Meia”, do SBT, foi um marco, consolidando-os nacionalmente com suas músicas bem-humoradas e figurinos marcantes.
Ao longo dos anos, lançaram diversos álbuns, como o homônimo “Rosa e Rosinha” (1996) e “Rosa e Rosinha Vol. 2” (1998), este último com composições de outros artistas. Destaque também para o terceiro álbum, lançado em 2000, com a icônica faixa “Queimando Rosca”, de Rick & Alexandre. Em 2006, o quarto volume da dupla veio à luz, sob o título “Rosa e Rosinha - Volume IV”.
Em 2008, surpreenderam os fãs com um DVD romântico, intitulado “JRD, Meu Lado B”, onde apresentaram músicas autorais. O sucesso foi tamanho que “Eu já sei tudo acabou” foi considerada pela revista Billboard uma das mais tocadas no Brasil em 2010. Além disso, “Lágrimas” permaneceu entre as 5 mais tocadas durante um ano.
Na televisão, Rosa e Rosinha comandaram quadros em programas como “Do Tamanho do Brasil”, apresentado por Sérgio Reis, e tiveram seu próprio programa na TV Gazeta, chamado “Planeta Brasil”. A incursão no mercado de produtos também foi notável, com lançamentos de sorvetes e hambúrgueres com a marca da dupla.
Em março de 2021, José Renato anunciou nas redes sociais o fim da parceria após 28 anos de sucesso, atribuindo a decisão ao desejo de Daniel de interromper a dupla. No entanto, em novembro de 2023, surpreenderam a todos com o anúncio de retorno aos palcos, marcando presença no programa de Silvio Santos.
Semana que vem tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja e cultura caipira.

(*) LUIZ HENRIQUE PELÍCIA (Caipirão) tem o programa “Clube do Caipirão” transmitido para mais de 500 rádios em todo o Brasil diariamente. Apresenta de segunda a sábado das 04h às 08h da manhã o programa “Diário no Campo” pela FM DIÁRIO 89,9 de São José do Rio Preto/SP. Caipirão escreve às terças-feiras para o jornal DIÁRIO DE PENÁPOLIS.

Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)



© Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade