Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

11/11/2025

Música Sertaneja: Berrante

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia

Olá amigos amantes da música sertaneja, hoje escrevi sobre o berrante e suas curiosidades.
O berrante chegou ao Brasil com os tropeiros no século XVII, sendo um instrumento feito do chifre do boi, usado para chamar o gado em longas viagens e no campo. Atualmente, é um símbolo da cultura sertaneja e do folclore brasileiro, utilizado por peões para dar comandos e criar uma conexão com o gado e a comitiva. 

Origem e história
* Chegada ao Brasil: O berrante foi introduzido no Brasil pelos tropeiros, que o trouxeram da Europa como um costume de buzinas para a condução de animais durante as viagens de comitivas.
* Uso na lida: Era fundamental para orientar e organizar o gado durante as longas jornadas. Cada toque de berrante tinha um significado, como a hora de soltar, de sair para a estrada, ou de atenção a um perigo.
* Declínio e resiliência: Com o avanço de outros meios de transporte a partir da década de 1950, a prática de longas viagens de boiadas diminuiu, mas o berrante sobreviveu como um importante símbolo cultural.
* Significado cultural:  Tornou-se um símbolo da cultura sertaneja e do universo caipira, mantido vivo por vaqueiros, peões e artistas. 

Funcionamento e características
* Construção: É feito a partir de chifres de boi, que são junção de partes de chifres semelhantes, e detalhes em couro.
* Habilidade: Produzir um bom som exige muita habilidade do berranteiro, que usa a boca e o sopro para criar diferentes notas e melodias.
* Comunicação: O som único do berrante é usado para diversos fins, como sinalizar a hora de comer (o famoso “queima do alho”), acordar os animais ou para os tropeiros se comunicarem em longas distâncias.
* Símbolo: O berrante hoje é um instrumento que evoca tradição, trabalho e saudade, e é visto como parte fundamental da identidade do Brasil rural. 

Tipos de toque
Com o toque do berrante, os animais acompanham os comandos do boiadeiro. E tem vários sons diferentes, que, na lida, significam cada um uma coisa. A boiada, então, obedece conforme o que escuta.
* O toque de solta ou saída é o que desperta o rebanho de manhã. Enquanto o capataz conta a boiada,  o berranteiro faz o toque, que é contínuo e calmo.
* O estradão é tocado quando os bois estão na estrada e é para dar uma animada na bicharada, depois de um longo caminho. É um toque repicado.
* O rebatedouro é para alertar que tem perigo por perto ou para chamar um peão que está no meio da boiada para vir junto com o ponteiro, pedindo reforço para evitar que a boiada se separe.
* A queima do alho é um dos toques mais conhecidos e esperados também! Avisa os boiadeiros que é hora do rango.
* Por último, tem o floreio, que é para distrair a comitiva, pode ser uma moda, tanto faz, daí o berranteiro tem que usar é o talento mesmo!
Pois é, o berrante é tão importante para cultura sertaneja que, desde a primeira edição da Festa do Peão de Barretos, tem concurso para homenagear os melhores berranteiros do país, além de manter viva essa tradição sertaneja.
Amigos, semana que vem tem mais curiosidades e histórias da música sertaneja grande abraço.

(*) LUIZ HENRIQUE PELÍCIA (Caipirão) tem o programa “Clube do Caipirão” transmitido para mais de 500 rádios em todo o Brasil diariamente. Apresenta de segunda a sábado das 04h às 08h da manhã o programa “Diário no Campo” pela FM DIÁRIO 89,9 de São José do Rio Preto/SP. Caipirão escreve às terças-feiras para o jornal DIÁRIO DE PENÁPOLIS.

Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)



© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade