
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
02/10/2025
Árvore não é coisa
O mundo precisa de mais árvores. O Brasil precisa de mais árvores. Nosso Estado de São Paulo precisa de mais árvores. Nossa cidade, nosso bairro, nossa rua, todos precisam de mais árvores.
O cataclisma climático resulta de nossa insensatez: impregnar a atmosfera com gases venenosos causadores do efeito estufa. A principal causa é o transporte movido a combustão. O aquecimento global vai causar os fenômenos extremos, dos quais não é o menor as ondas de calor. Regiões arborizadas chegam a registrar dez graus abaixo das regiões áridas. E as árvores fazem o que é de melhor: sequestram carbono, garantem amenas temperaturas, dão sombra, abrigo à fauna. Onde plantadas, permite-se a infiltração da água para reabastecer os lençóis freáticos.
Para o cientista José Goldemberg, um dos mais importantes do mundo, plantar árvores é a melhor tecnologia para combater os efeitos do aquecimento global.
É preciso pensar que as árvores estão no planeta há quatrocentos milhões de anos, enquanto nós, humanos, aqui chegamos no máximo há duzentos mil anos. Ou seja: a Terra é uma história de árvores há duas mil vezes mais tempo do que ela representa uma história de seres humanos.
O livro “A Trama das Árvores”, de Richard Powers, mostra como é possível promover essas entidades não humanas, esses “indivíduos arbóreos”, à condição de sujeito. Nós, ditos racionais, quando cortamos uma árvore que existe há décadas ou até há séculos, não estamos extinguindo um objeto. Estamos exterminando a vida, uma vida que garante a nossa. As árvores são criaturas vivas, com características, possibilidades e comportamentos distintos e essenciais para assegurar a continuidade da aventura dos humanos sobre a Terra.
Para Powers, “a sedução da tecnologia, que nos faz pensar em prazo muito curto, causou as duas grandes crises do presente – a catástrofe do clima e a extinção em massa das espécies. É precisamente pela meditação sobre nossa pequenez em relação às coisas não humanas que conseguimos entender melhor qual pode ser nosso papel no grande quadro das coisas”.
Entendamos e respeitemos as árvores. Vamos plantar mais árvores. É aquilo de que a humanidade precisa. Não é pela ecologia. É pela continuidade de nossa vida e a daqueles que virão, se nós deixarmos.
(*) José Renato Nalini é Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.
José Renato Nalini (*)
- O líder é como o meio do sanduíche, sofre pressão por todos os lados
- Qual o futuro das audiências na Justiça do Trabalho?
- Penso que o Dr. Ives Gandra da Silva Martins está equivocado
- A Padroeira do Brasil e a música sertaneja na década de 1960
- A valorização dos idosos e a aliança entre gerações
- O Congresso e a PEC da bandidagem
- Música Sertaneja: Célia e Celma
- Golpes Imobiliários: como se Proteger e a Responsabilidade Jurídica
- O físico e o metafísico (tese e antítese) - parte 2 de 2
- Sob o domínio das redes sociais
- O assédio moral e discriminação no ambiente de trabalho virtual: um desafio em plena transformação
- Reforma e justiça tributária
- Música Sertaneja: Adauto Santos
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.