Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

29/08/2025

Agosto, mês do Psicólogo - essa semana foi comemorado o dia Nacional do Psicólogo!

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia

A história da Psicologia é marcada por diferentes períodos, no Brasil. O primeiro deles é o pré-institucional, caracterizado pela produção de ideias psicológicas em obras escritas durante o período colonial. Por sua vez, em seguida, vem o período institucional, referente à produção de ideias psicológicas em instituições criadas ao longo do século 19, Contudo, no dia 27 de agosto de 1962, a profissão foi regulamentada no Brasil, por meio da Lei 4119. 
 Até que em 2016 ela se tornou uma data comemorativa oficial, após a aprovação da Lei 13.407.
O profissional da Psicologia atua em diferentes campos, seja na saúde, na educação, consultório particular, penitenciarias, clínicas, instituições, esportes, empresas, hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, varas da infância e do adolescente e varas de família e demais áreas nas quais as questões concernentes à profissão se façam presentes.
Objetivo do profissional da Psicologia é compreender a psique humana, os fenômenos psíquicos do comportamento e do indivíduo. É dever destes profissionais, acolher, analisar, prevenir doenças psíquicas por meio de escuta qualificada, técnicas cientificas, de forma ética, proporcionando qualidade de vida a cada ser humano.

Princípios Fundamentais:
I - O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II - O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III - O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
IV - O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
V - O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
VI - O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.
VII - O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.

Procurar por um psicólogo é SER corajoso! É se olhar em primeiro lugar! 
É autoconhecimento! É dar importância a sua saúde! É cuidar de você e não do pensamento do outro sobre você!

(*) Psicóloga Luciane Furlan 
CRP: 06/120663
Contato: (18) 99655 7271

 

Luciane Furlan (*)



© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade