
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
11/06/2025
Por que o poder de compra do brasileiro é tão baixo?

Não tenho dúvida de que um dos motivos que levaram históricos eleitores do PT a deixarem de apoiar o governo Lula é a evidente perda do poder de compra — especialmente dos alimentos —, algo difícil de compreender em um país com enorme extensão territorial. Segundo o IBGE, cerca de 20,7% da população vive em estado de pobreza ou miséria, e mais de 50% enfrenta algum grau de insegurança alimentar.
Penso que é necessária uma análise honesta da conjuntura político-econômica, sobretudo no que diz respeito à estrutura financeira do país, que favorece a concentração de renda nas mãos de uma minoria composta por banqueiros, grandes empresários e, principalmente, pelo setor do agronegócio. Não me refiro aqui aos pequenos e médios empresários e agricultores que, a meu ver, também são vítimas desse modelo concentrador.
No último domingo, 8 de junho, fui ao supermercado fazer compras. Como de costume, conversei com algumas donas de casa. Ouvi fr[...]
Walter Miranda (*)
Quer ler essa notícia na íntegra? Assine o Diário!
Se você é assinante do Diário, autentique-se abaixo e leia a notícia na íntegra.
- Proibido, mas ainda presente: o desafio do uso do celular na escola e em casa
- O trabalhador poderá cancelar o desconto sindical pela internet?
- Receita Federal amplia entendimento sobre imposto de renda e cria milhares de devedores
- Marina Silva vítima de misoginia e racismo
- Música Sertaneja: Santos juninos
- A ilegalidade dos descontos indevidos no benefício do INSS
- Responsabilidade social empresarial: um compromisso essencial para empresas e para a sociedade
- Como as políticas atuais podem prejudicar a geração de empregos?
- O Brasil não é uma República de bananas
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.