Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

15/05/2024

Espedito Pedroso (Sete), um cantor afinadíssimo

Imagem/Arquivo Pessoal
Detalhes Notícia
Orquestra com músicos penapolenses

Talvez muitos penapolenses não saibam que a maioria dos pretos penapolenses, nos anos 40 a 70, sofria fortes discriminações raciais, sociais e econômicas, consequência da realidade social e política no Brasil e no mundo   principalmente nos Estados Unidos, onde o apartheid, que vitimava os black (pretos), era violento. Com a forte influência cultural dos EUA no mundo, em Penápolis esse comportamento, quase sempre subliminar, era notado principalmente pelos que sofriam a injustiça do racismo.
Na década de 50, surgiram maravilhosos cantores e músicos americanos pretos, dentre os quais cito Billie Holiday, Sister Rosetta Tharpe, Ray Charles, Jackson Five, Aretha Franklin, Louis Armstrong, com timbres de voz maravilhosos. É preciso saber que todos eles foram vítimas de racismo por ignorância cultural e política de grupos mentalmente doentes.
Graças às lutas lideradas pelo líder negro Martins Luther King, assassinado em 1968, os pretos americanos conquistaram os direitos civis, inclusive o de votar e ser votado. Em 20 de janeiro de 2009, uma f[...]

Walter Miranda (*)


Quer ler essa notícia na íntegra? Assine o Diário!

Se você é assinante do Diário, autentique-se abaixo e leia a notícia na íntegra.


© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade