CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
25/02/2024
Vamos falar de você? Como você esta se sentindo? O que você tem feito por si mesmo?
Quantas vezes você deixa de fazer algo que tanto almeja para fazer o que o outro quer que você faça? No entanto, vive o que o outro quer que você viva, deixando seus objetivos/ sonhos passarem. O outro é importante para você, certo? E você, não é importante para você? Se eu lhe perguntar quais são as pessoas mais importantes, onde está você nessa lista?
Tudo o que deixamos para depois, leva um tempo maior à acontecer e, muitas vezes, deixamos tudo para trás, por medo, inseguranças, procrastinação. Buscar se conhecer, permitir olhar-se é extremamente fundamental para o crescimento e desenvolvimento pessoal. Provavelmente, você irá dizer que já se conhece. No entanto, por que é tão difícil pensar, falar, fazer por você e mais fácil, viver apenas pelos outros? Pois é, desde o nascimento, aprendemos a fazer para/pelos outros e não por nós. Viver para “agradar” o outro e não para nos olharmos.
Quando não conhecemos a nós mesmos, tendemos a dar muita importância e relevância ao que os outros dizem a nosso respeito, e pior, consideramos relevante o que pensamos que os outros acham de nós.
Autoconhecimento é um processo fundamental para que, durante nossa jornada pela vida, seja ela infância, adolescência e vida adulta, consigamos encontrar objetivos e traçar caminhos que façam sentido para nós e de alguma maneira, tragam satisfação pessoal.
Sem o autoconhecimento, obter opiniões próprias é de extrema dificuldade. Muitas vezes, as pessoas são facilmente influenciadas e persuadidas por opiniões e conceitos dos outros, por medo de contrariar ou insegurança de não se sentir inserido naquele meio social.
Análise/ Terapia, sem duvida, podem ajudar nesse processo. Profissionais, as quais atuam na área da psicologia possuem técnicas e meios científicos para auxiliar nesse meio com coerência.
O autoconhecimento liberta!
(*) Luciane Furlan Psicóloga CRP: 06/120663 | Contato: (18) 99655-7271
Luciane Furlan (*)
- Negativação indevida: o que é, como se proteger e quando buscar orientação jurídica
- Bullying não é brincadeira: é crime!
- O Brasil em festa permanente
- A quem interessa o STF enfraquecido?
- Música Sertaneja: Maurício e Mauri
- 13º salário: entenda suas regras
- Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos
- Música Sertaneja: Compadre Moreira e Adelaide
- Contrato de Parceria e Sociedade: diferenças e riscos que merecem atenção
- A importância da educação no Brasil (Parte II)
- A essência humana nos 35 anos do SUS
- Reajuste do limite de faturamento do MEI
- Música Sertaneja: poeta Athos Campos
- Quando a empresa deve ser responsabilizada - entenda a responsabilidade civil empresarial
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.













