
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
25/02/2024
Vamos falar de você? Como você esta se sentindo? O que você tem feito por si mesmo?
Quantas vezes você deixa de fazer algo que tanto almeja para fazer o que o outro quer que você faça? No entanto, vive o que o outro quer que você viva, deixando seus objetivos/ sonhos passarem. O outro é importante para você, certo? E você, não é importante para você? Se eu lhe perguntar quais são as pessoas mais importantes, onde está você nessa lista?
Tudo o que deixamos para depois, leva um tempo maior à acontecer e, muitas vezes, deixamos tudo para trás, por medo, inseguranças, procrastinação. Buscar se conhecer, permitir olhar-se é extremamente fundamental para o crescimento e desenvolvimento pessoal. Provavelmente, você irá dizer que já se conhece. No entanto, por que é tão difícil pensar, falar, fazer por você e mais fácil, viver apenas pelos outros? Pois é, desde o nascimento, aprendemos a fazer para/pelos outros e não por nós. Viver para “agradar” o outro e não para nos olharmos.
Quando não conhecemos a nós mesmos, tendemos a dar muita importância e relevância ao que os outros dizem a nosso respeito, e pior, consideramos relevante o que pensamos que os outros acham de nós.
Autoconhecimento é um processo fundamental para que, durante nossa jornada pela vida, seja ela infância, adolescência e vida adulta, consigamos encontrar objetivos e traçar caminhos que façam sentido para nós e de alguma maneira, tragam satisfação pessoal.
Sem o autoconhecimento, obter opiniões próprias é de extrema dificuldade. Muitas vezes, as pessoas são facilmente influenciadas e persuadidas por opiniões e conceitos dos outros, por medo de contrariar ou insegurança de não se sentir inserido naquele meio social.
Análise/ Terapia, sem duvida, podem ajudar nesse processo. Profissionais, as quais atuam na área da psicologia possuem técnicas e meios científicos para auxiliar nesse meio com coerência.
O autoconhecimento liberta!
(*) Luciane Furlan Psicóloga CRP: 06/120663 | Contato: (18) 99655-7271
Luciane Furlan (*)
- O papel do acordo coletivo na Justiça do Trabalho
- O significado da possível prisão de um ex-presidente
- Acordos trabalhistas sem reconhecimento de vínculo: O TST passou a inviabilizar tal possibilidade?
- Independência e soberania do Brasil
- Música Sertaneja: Alberto Calçada (Sanfoneiro)
- União estável e o direito de herança
- Mais que independência: o 7 de Setembro como símbolo de cidadania
- Endividamento da Prefeitura Municipal de Penápolis
- Música Sertaneja: Geraldinho Nogueira
- Amar é o foco daquele que procura a verdade dentro de si
- Agosto, mês do Psicólogo - essa semana foi comemorado o dia Nacional do Psicólogo!
- Aluguel a partir de 2026 vai subir
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.