Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

15/01/2023

Busca e apreensão

A doutrina e a jurisprudência dividem-se quando o assunto é a falta de comprovação da mora ou do inadimplemento nas ações de busca e apreensão de veículos gravados com alienação fiduciária.
De um lado estão aqueles que defendem que essa prova é indispensável ao ajuizamento, sem a qual o processo deve ser extinto, sendo uma verdadeira condição de processabilidade. Já, do outro, prega-se que essa falta seria um vício sanável, devendo, portanto, ser oportunizada a correção.
Por fim, se a prova indispensável não foi trazida com a exordial, o processo apenas não estaria apto para seguir seu desenvolvimento válido, vez que não cumprida a exigência legal ao prosseguimento. A comprovação da mora ou do inadimplemento são, pois, pressupostos de validade e, portanto, vício plenamente sanável, visto que, depois da correção, por aplicação do princípio da celeridade, do aproveitamento dos atos processuais já praticados, do desacúmulo do judiciário (pois evitaria o ajuizamento de nova ação) e principalmente pelo princípio da razoabilidade, o processo poderia seguir seu curso natural de julgamento final do mérito, confirmando ou não a busca e apreensão concedida liminarmente.

(*) Dra. Ana Carolina Consoni Chiareto, advogada especialista em causas trabalhistas, cíveis e previdenciárias

Dra. Ana Carolina C. Chiareto (*)



© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade