Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

ARTIGOS

13/12/2022

Música Sertaneja: Charanga e Chará

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia

Amigo amante da música sertaneja, hoje bem resumidamente escrevo um pouquinho sobre a dupla do “Sai Cachorro”.
Antônio Garcia (Charanga) nasceu em São João da Boa Vista, no interior do estado de São Paulo, em 20 de outubro de 1920.
Trabalhava na lavoura ou no campo, como peão. Cantava eventualmente com outros parceiros. 
Só em 1945 formou a dupla com Cafezá, quando o ficou conhecendo na cidade de Aguaí, antiga Cascavel. Passaram então, a cantar por todo interior de São Paulo e Minas Gerais. Em 1948, mercê de seu sucesso, a dupla apresentava na Rádio Cultura de Poços de Caldas o programa “Viajando Pelo Sertão”, audição que se manteve no ar até 1950. Nos anos seguintes a dupla se desfez, voltando a se unir outra vez em 1956.
Charanga, anteriormente, já havia atuado em São Paulo, na Rádio Nacional, com o nome de Serrano, aparecendo ao lado de Pinheiral, durante um ano.
A dupla Charanga e Cafezá interpreta somente músicas de sua autoria.
Participou da inauguração da Rádio Anhanguera de Goiás, no Programa de Morais César. Percorreram Paraná, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, etc. Atuavam normalmente em pavilhões, circos, teatros, etc.
Em 1958 tinham um programa próprio na Rádio Cultura de Poços de Caldas, das 9 às 9h30, denominado “Viajando Pelo Sertão”, mesmo título usado anteriormente.
Charanga tocava violão e fazia a primeira voz na dupla.
José Gomes da Silva (Cafezá), nasceu em Bragança Paulista, no estado de São Paulo, em 19 de março de 1923.
Saiu de Bragança em 1939, vindo para São Paulo. Formava dupla com Sertãozinho e começou a cantar na Rádio São Paulo, no Programa “Despertador”, de Chico Carretel.
Desfez a dupla em 1943, passando a atuar ao lado de Serra Morena. Nesse mesmo ano concorreu ao famoso concurso da Rádio Difusora, do Programa do Capitão Furtado, “Arraial da Curva Torta”, que revelou Tonico e Tinoco. Cafezá alcançou o segundo lugar.
Durante a guerra fazia shows para a Cruz Vermelha, quando passando por Aguaí, ficou conhecendo Charanga, com o qual formou dupla dois anos depois, em 1945. Tocava viola e fazia a segunda voz na dupla.
A dupla conquistou o primeiro lugar no concurso “Roda de Violeiros”, em 14 de setembro de 1958, em Sorocaba/SP, certame disputado por 3.250 duplas.
Gravaram o primeiro disco de 78 rpm em 1959 pela gravadora Continental, com as músicas “Morena Ingrata” e “Transformação da Vida”.
Gravaram um total de 3 discos de 78 rpm, e logo depois a dupla se desfez.
Em 1961 Charanga forma nova dupla com Chará, com quem atuou por muitos anos. Semana Que vem tem mais histórias e curiosidades da nossa música sertaneja. Abração!

(*) LUIZ HENRIQUE PELÍCIA (Caipirão) tem o programa “Clube do Caipirão” transmitido para mais de 200 rádios em todo o Brasil diariamente. Apresenta de segunda a sábado das 05h às 08h da manhã o programa “Diário no Campo” pela FM DIÁRIO 89,9 de São José do Rio Preto/SP. Pela Rádio Difusora de Penápolis - 88,3 FM de segunda à sábado das 03h às 05h da madrugada. E aos domingos das 08h às 12h. Caipirão escreve às terças-feiras para o jornal DIÁRIO DE PENÁPOLIS.

 

Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)



© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade